Bob Kennedy Jr. | Vídeo

“Sejamos honestos: esta é uma guerra dos Estados Unidos contra a Rússia”, afirmou o advogado Robert Francis Kennedy Jr, condenando as ações do governo de Joe Biden. Sobrinho do ex-presidente John Fitzgerald Kennedy (JFK), Kennedy Jr. denunciou que “a morte e a destruição são pela ambição geopolítica frequentemente declarada dos neoconservadores de mudar o regime de Vladimir Putin e esgotar as Forças Armadas russas para que não possam lutar em nenhum outro lugar do mundo”.

“Se você olhar para o aprovado em Minsk, resultado de quando os russos se ofereceram para negociar, hoje parece realmente um bom acordo”, apontou Kennedy Jr., lembrando que Moscou se ofereceu repetidamente para chegar a um acordo sobre as regiões de Donbass, cujos moradores foram mortos por Kiev durante anos. Mas em vez de percorrer o caminho do diálogo, Washington abriu guerra contra a Rússia pelas mãos dos ucranianos, que agora sofrem pesadas perdas. O fato, sublinhou, é que “os russos se ofereceram repetidamente para um acordo”. “Deveríamos ter ouvido Putin por muitos anos”, enfatizou.

“Para atender a seus objetivos geopolíticos, a Casa Branca não hesita em sacrificar a flor da juventude ucraniana em um matadouro”, deixa claro o advogado.

Após ter anunciado recentemente sua candidatura à indicação pelo Partido Democrata, Kennedy Jr. alertou que Washington já sacrificou 300.000 ucranianos neste conflito. Segundo ele, um comandante de uma unidade de elite das forças especiais ucranianas confirmou que 80% de suas tropas foram mortas. “Neste momento, os russos estão matando ucranianos na proporção de um para cinco ou um para oito, dependendo dos dados em que você acredita”, acrescentou.

O advogado avalia que, mais do que nunca, é hora do governo Biden fazer “o que é razoável, o que salva vidas”, e lembrou as palavras de JFK: “Se queres alcançar a paz, tens de te colocar no lugar do outro”. Reconhecendo que Washington essencialmente apoiou o golpe de 2014 contra o governo democraticamente eleito da Ucrânia, Kenedy Jr. pede uma maior reflexão sobre os descaminhos adotados pelas autoridades norte-americanas.

Condenando as leis adotadas pelos golpistas pró-EUA contra a gigantesca população russa que vive nas Repúblicas Populares do Donbass, o advogado disse que é um direito de Moscou defendê-la, pois se o México agredisse a população estadunidense que vive lá, as tropas americanas “invadiriam o país em um segundo”.

Questionado sobre o cinismo da política externa estadunidense, Kennedy Jr. disse que seu país assumiu um “compromisso com a Rússia”, com o último dirigente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, “de não mover a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) um milímetro para o leste”. “Então entramos e mentimos para nós mesmos. Entramos em 13 países da Otan colocamos mísseis com capacidade nuclear; fizemos exercícios conjuntos com a Ucrânia e com outros. Qual é o objetivo da Otan?”, questionou, assinalando que se “você mirar a Rússia de forma hostil desde o início, é claro que a reação deles vai ser hostil”.

Para o líder democrata, as regiões do Donbass, “que têm 80% da população de etnia russa, russos que estavam sendo sistematicamente assassinados pelo governo ucraniano”, precisam ser autônomas dentro da Ucrânia e protegidas para “colocar fim ao derramamento de sangue”.

Além disso, para alcançar a paz, propôs que os EUA retirem seus sistemas antimísseis Aegis, equipados com os mesmos lançadores de mísseis usados ​​para disparar os mísseis de cruzeiro Tomahawk, com capacidade de abrigar ogivas nucleares a 113 km da fronteira russa. Kennedy Jr. também recordou que quando a União Soviética implantou mísseis em Cuba em 1962, a cerca de 2.414 quilômetros de Washington DC, só se falava em invadir a ilha.

Ao mesmo tempo, o advogado propõe que seu país também deveria concordar em não incluir a Ucrânia na Otan. “Acho que com base nesses três pontos, alguém como eu poderia resolver essa guerra. Não acho que os neoconservadores sejam capazes de resolvê-la, nem as pessoas ao redor do presidente Biden, já que foram eles que a criaram”, finalizou.

Fonte: Papiro