Foto: Divulgação

Com o mercado de carros e caminhões desaquecidos por conta dos juros altos, a Scania, de São Bernardo do Campo, decidiu adotar a semana de três dias, com funcionamento das linhas de montagem apenas de terça a quinta-feira, a partir do dia 28, por tempo indeterminado.

Além da redução da produção, a empresa também anunciou a demissão de trabalhadores temporários. “Estão previstas paradas programadas da operação industrial e a não renovação de parte dos contratos de trabalho temporários”, informou a empresa em nota.

A flexibilização da jornada de trabalho foi negociada com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A direção do sindicato alega que a alta da taxa de juros praticada no Brasil e a falta de uma política industrial nacional são as principais causas das dificuldades enfrentadas no setor automobilístico no momento.

Para o vice-presidente do sindicato e representante dos trabalhadores na fábrica de São Bernardo, Carlos Caramelo, “os trabalhadores sabem a importância deste acordo que assegura empregos e renda”. “Temos sentido reflexos da ausência de políticas específicas para o setor nos últimos anos. Precisamos de políticas públicas que diminuam o impacto ou que gerem, além de uma cobertura social, trabalho e renda. Tudo isso passa por incentivos à economia, com crédito, linhas de financiamento específicas e, em contrapartida, a garantia de emprego”, afirmou.

Caramelo falou ainda dos juros na casa dos 13,75%, que travam a economia do país. “Quem está à frente do Banco Central não tem compromisso com o país e com os trabalhadores”, disse, em referência ao presidente do BC, Roberto Campos Neto. A luta pela queda da taxa de juros abusiva, que afeta diretamente os trabalhadores metalúrgicos, vem mobilizando cada vez mais as direções dos sindicatos e a categoria.

Como afirma o secretário-geral do sindicato, Claudionor Vieira, “precisamos desencadear a luta contra a alta de juros do Banco Central para que as empresas voltem a investir na produção e gerem mais empregos”.

“Não podemos continuar com esse presidente do Banco Central jogando contra o Brasil, temos que fazer a luta em defesa dos direitos, dos empregos e por uma taxa de juros justa no país”, defendeu.

Fonte: Página 8