Foi na região norte, mais especificamente na divisa dos estados do Pará e do Tocantins, que o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) viveu o momento mais forte e decisivo da sua história: a luta armada da guerrilha do Araguaia. Organizada por militantes da legenda, a guerrilha aconteceu no momento mais intenso da resistência armada à ditadura civil-militar brasileira, durante a década de 1970. Foi naquelas terras que viveram, sonharam e lutaram personagens da história brasileira como Osvaldão, Helenira Resende e Maurício Grabois. Ainda estão ali, no solo, do norte, as memórias daquelas e daqueles que se prestaram ao combate fatal pela derrubada do regime e pela volta da democracia, com mortes e desaparecimentos até hoje não esclarecidos.

E foi justamente o estado do Pará escolhido, 51 anos depois, para iniciar o ciclo de debates “O Futuro tem Partido”, promovido pela juventude do PCdoB e que percorrerá as diversas regiões do país nos próximos meses. O objetivo é discutir os desafios contemporâneos e o papel do socialismo na construção de um futuro mais justo e sustentável. O encontro inicial ocorrerá em Belém, uma das grandes cidades da Amazônia, com o tema “Capitalismo, crise climática e a alternativa socialista”. O evento acontece nesta quarta-feira (14), às 16h, no Auditório Setorial Básico I da Universidade Federal do Pará (UFPA). A atividade contará com a presença de Rodrigo Moraes (vereador de Belém pelo PCdoB), Daniel Sombra (professor da UFPA), além de Bruna Brelaz (presidenta do Conselho Nacional de Juventude e ex-presidenta da UNE).

Leia também: Ciclo de debates “O Futuro tem Partido” começa dia 14 com foco na juventude

Para Bruna, discutir a crise climática sob a ótica do capitalismo é fundamental para compreender o mundo atual. “O modelo atual aprofunda desigualdades e destrói o planeta. Nossa proposta é apresentar o socialismo como alternativa concreta para uma transição ecológica justa, que coloque a vida no centro das decisões econômicas e políticas.”, destaca a presidenta do Conselho Nacional de Juventude. Para Tiago Alves Ferreira, membro da Comissão Nacional de Juventude do PCdoB e responsável pelo ciclo de debates, a proposta é apresentar um novo horizonte de organização política para a juventude brasileira: “Queremos apresentar à juventude brasileira a necessidade e a atualidade das ideias do PCdoB. É fundamental que os jovens se organizem para lutar em defesa de pautas avançadas e pela construção de uma nova sociedade: a sociedade socialista.”


O PCdoB, que completou 103 anos em 2025, é o partido político mais antigo em atividade no Brasil. Em outubro, a legenda realiza o seu 16º Congresso e busca somar forças para o próximo período de lutas que encontram um cenário adverso no Brasil e no mundo. O esgotamento do capitalismo, a ofensiva da extrema-direita, as guerras e o colapso do meio ambiente com as mudanças climáticas trazem desafios atualizados para os comunistas e as comunistas de hoje. O ciclo de debates “O Futuro tem Partido” acontecerá até o mês de junho, percorrendo universidades públicas. A programação inclui temas como multipolaridade, precarização do trabalho, atualidade do socialismo e solidariedade entre os povos. A expectativa é reunir cerca de 1.200 jovens e estudantes de todos os estados.

Com o tema “Capitalismo, crise climática e a alternativa socialista”, o debate reunirá lideranças políticas e acadêmicas para refletir sobre os impactos ambientais do modelo capitalista e apresentar caminhos concretos para uma transição ecológica justa. Estão confirmados nomes como Bruna Brelaz (presidenta do Conselho Nacional de Juventude e ex-presidenta da UNE), Rodrigo Moraes (vereador de Belém pelo PCdoB), Daniel Sombra (professor da UFPA), Jorge Panzera (presidente do PCdoB no Pará) e Lélio Costa (presidente do PCdoB em Belém). A mediação será feita por Ellana Silva, socióloga formada pela UFPA e ex-presidenta da UJS.

O ciclo de debates “O Futuro tem Partido” é promovido pela Comissão Nacional de Juventude do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em parceria com a União da Juventude Socialista (UJS) e a Juventude Pátria Livre (JPL).

SERVIÇO

Evento: Ciclo de debates “O Futuro tem Partido”
Tema: Capitalismo, crise climática e a alternativa socialista
Data: 14 de maio (quarta-feira)
Horário: das 16 às 19 horas
Local: Auditório Setorial Básico I da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA
Transmissão: Online, com link a ser divulgado nas redes sociais do PCdoB