Neste sábado (20), o PCdoB de Alagoas realizou, em Maceió, sua 23ª Conferência Estadual. O evento teve como destaque o debate sobre o atual cenário político que se apresenta internacionalmente e nacionalmente e os desafios para as eleições de 2026. A conferência é parte integrante do 16º Congresso Nacional do partido que vai acontecer entre os dias 16 a 19 de outubro de 2025, em Brasília (DF) — a plenária final será no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.

O processo de conferências, iniciado em julho, mobilizou mais de 660 filiadas e filiados em Maceió e outros 11 municípios do estado. A condução dos trabalhos esteve a cargo do presidente estadual do partido, Lindinaldo Freitas, e da secretária de organização, Ana Paula, com a participação do dirigente nacional Osvaldo Napoleão. A defesa do documento base ficou por conta de Aloísio Barroso, dirigente histórico, membro da nacional.

Lindinaldo Freitas destacou o crescimento do PCdoB em Alagoas, os desafios que se colocam para a militância e a necessidade de eleger uma direção à altura das lutas que virão em 2026.

“A conferência estadual do PCdoB em Alagoas é um momento de grande importância para reafirmarmos nosso compromisso histórico com a luta do povo brasileiro, pela soberania e justiça social. O cenário que se apresenta desafiador: teremos eleições estratégicas que exigirão do nosso partido capacidade de diálogo, unidade e ousadia para enfrentar o avanço das forças conservadoras e fortalecer um projeto de país soberano e inclusivo”.

Num momento de forte emoção para a assembleia, Ênio Lins, representando a direção estadual, conduziu uma homenagem histórica a Alba Correia e Maria Yvone, referências na trajetória de luta e resistência do partido em Alagoas.

O encontro também marcou o fortalecimento da presença do partido no estado, com a expansão e criação de diretórios municipais, que agora totalizam 12 municípios organizados.

Outro destaque foi a forte participação da juventude e das mulheres compondo mais de 50% do delegados

Por fim, Lindinaldo Freitas foi reconduzido para a Presidência e foi eleito o novo Comitê Diretivo Estadual que vai conduzir o partido pelos próximos 2 anos.