PCdoB indica professora Berê para vice na chapa com Grass ao governo do DF
O PCdoB apresentou o nome da professora Berê D´arc para vice-governadora na chapa encabeçada por Leandro Grass (PT) ao governo do Distrito Federal (DF). O Partido diz que o nome cumpre papel na construção da unidade e leva em conta a importância da representação das mulheres, da sua trajetória de luta e capacidade de mobilização social.
“Berê é uma mulher negra de luta. Iniciou sua trajetória na juventude e construiu, no chão da sala de aula, a representação das lutas das trabalhadoras e trabalhadores do DF, das mulheres e da educação. Filha de Planaltina, território marcado por profundas desigualdades e pelo maior índice de feminicídio e violência contra as mulheres do DF, Berê expressa uma trajetória de luta popular, de representação social e de compromisso com a transformação do Distrito Federal”, diz a nota.
Com a indicação, o PCdoB reafirma seu compromisso histórico com a luta dos trabalhadores, das mulheres, da juventude e do povo do Distrito Federal.
“Nas eleições de 2026, nos apresentamos como força política essencial para construir a derrota da extrema direita e do bolsonarismo na capital do Brasil e conquistar a vitória de um projeto popular e verdadeiramente transformador para o DF”, diz.
Leia também: PCdoB-DF define nominata para deputado e apoio a Leandro Grass
Também reafirma seu compromisso com a reeleição do presidente Lula, e no Distrito Federal “buscar construir uma ampla unidade política que vitoriosa, seja capaz dar sustentação à continuidade do projeto de reconstrução do Brasil e à reconstrução do Distrito Federal”.
Segundo o Partido, a indicação faz parte das negociações políticas em curso no âmbito da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e reafirma a disposição de construir a unidade com reciprocidade, respeito entre os partidos e equilíbrio na composição da chapa majoritária e proporcional.
“O PCdoB reafirma que a construção da unidade não pode significar o apagamento da identidade, da autonomia política e da capacidade de mobilização de nenhum dos partidos que compõem a Federação. A unidade se fortalece quando construída com diálogo, respeito e reconhecimento da contribuição de cada força política”, assegura.
A Federação Brasil da Esperança ainda pretende atrair o PSB, que lançou ao governo Ricardo Cappelli, para unir as forças progressistas no DF. Isso pode ser feito até o dia 15 de agosto, quando termina o prazo de registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).




