Foto: Moisés Alves

A direção estadual do PCdoB do Pará elegeu sua nova Comissão Política e definiu as tarefas dos dirigentes para o próximo período, reafirmando o projeto político recém-traçado no processo do 16º Congresso do partido.

Os desafios dos comunistas no Pará tem como centro o revigoramento partidário, a luta de ideias, o desenvolvimento do estado e da Amazônia e a batalha eleitoral de 2026. Neste ponto, as prioridades são a luta pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a volta do PCdoB à Assembleia Legislativa do Pará, além de criar condições para eleição de deputado federal.

Para isso, o partido buscará fortalecer um sistema de diretivo baseado na direção estadual, nos fóruns regionais e nas direções municipais. No seu projeto eleitoral, o partido reposiciona as lideranças da legenda comunista nas pré-candidaturas de Jorge Panzera para deputado estadual e Lélio Costa para deputado estadual.

À frente da nova direção está o advogado, professor e sindicalista Cleber Rezende, eleito presidente ao final da 21ª Conferência Estadual, realizada em setembro.

Coube à segunda reunião do Comitê Estadual, ocorrida na quarta-feira (5), definir as tarefas dos demais camaradas. Ao iniciar a reunião Rezende falou sobre a conjuntura política internacional, nacional e regional, inclusive da importância de os comunistas participarem ativamente dos debates da COP30, sediada em Belém.

Em seguida o secretário de Organização do comitê cessante, Aroldo Carneiro, apresentou a proposta de nova Comissão Política com 27 nomes; da Executiva Estadual com seis nomes; e da Comissão de Controle com cinco nomes.

A proposta foi amplamente debatida em clima de unidade e a votação foi feita através do aplicativo PCdoB Digital. Veja abaixo os eleitos para a Executiva, Comissão Política Estadual e suas tarefas e a Comissão de Controle do PCdoB Pará:

Antonia Trindade, CPE;
Aroldo Carneiro, CPE, eleito Secretario de Comunicação, e eleito membro da Executiva Estadual;
Carla Quaresma, CPE;
Catarina Kátia, CPE
Cleber Rezende, CPE, Presidente do PCdoB Pará, e eleito membro da Executiva Estadual;
Cleiton Costa, CPE, eleito Secretário de Finanças, e eleito membro da Executiva Estadual;
Ellana Silva, CPE, eleita Secretária de Juventude;
Eneida Guimarães, CPE, eleita Secretária de Direitos Humanos;
Érico Leal, CPE, eleito Secretário de Planejamento;
Francisco Wesley, CPE, eleito Secretário de Organização, e eleito membro da Executiva Estadual;
Gil do Sindicato, CPE;
Gregório Netto, CPE;
Jhon Carvalho, CPE;
Jorge Lucas, CPE, eleito Secretário Sindical;
Jorge Panzera, CPE;
Leila Márcia, CPE, eleito Secretária de Mulheres;
Lélio Costa, CPE;
Leny Campelo, CPE;
Luzia Canuto, CPE;
Maíra Nogueira, CPE;
Márcia Pinheiro, CPE, eleita para o Departamento Estadual de Quadros, e eleita membro da Executiva Estadual;
Moíses Alves, CPE, eleito para Secretário de Mídias;
Rodrigo Moraes, CPE;
Sandra Batista, CPE, eleita vice presidente Estadual, e eleita membro da Executiva Estadual;
Sidiclei Miranda, CPE;
Thiago Figueiredo, CPE;
Vanderlei Pinheiro, CPE, eleito Secretário de Movimentos Sociais;

Foi eleito o membro do Pleno Estadual, Edval Bernardino, como Secretário de Formação e Propaganda.

Além destas tarefas, foram eleitos os cinco membros da Comissão Estadual de Controle: Marcos Panzera; Aliete Quaresma; Wanderley Milhomem; Priscila Ribeiro e Luís Neto.
Também ficou delegado à comissão política eleita e ao pleno estadual a análise da criação de outras tarefas: as secretarias LGBTQIA+, a Institucional, de Cultura e de Meio Ambiente.

(PL)