Festa do Avante 2024 - Fotos: Alexandre Santini/reprodução/Instagram

Em 2024 Portugal comemora, com grande entusiasmo cívico e intensas mobilizações populares, os 50 anos da Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, com uma programação extensa e diversa que atravessa todo o país. A Festa do Avante, que acontece entre os dias 06 a 08 de setembro, será certamente um dos pontos altos deste calendário de celebrações.

Considerado o maior encontro político-cultural do país, a Festa promovida pelo jornal Avante!, ligado ao Partido Comunista Português, acontece todos os anos desde 1976. Seu próprio surgimento é fruto do processo de redemocratização e das intensas transformações sociais e culturais deflagradas em Portugal a partir de abril de 1974.

Entre os principais legados da Revolução dos Cravos estão a consolidação de um Estado de bem estar social com estabilidade democrática e garantia de direitos. Diante do recrudescimento de expressões políticas de extrema-direita em Portugal, a força simbólica do cravo vermelho e o caráter popular e transformador desta revolução festiva e poética conseguem promover uma ampla unidade na sociedade portuguesa.  No último 25 de abril, centenas de milhares de pessoas foram às ruas sob o lema “25 de abril sempre! Fascismo nunca mais! “, em uma das maiores manifestações da história do país.

Não há Festa Como Esta

A Festa do Avante acontece anualmente em setembro na Quinta da Atalaia, nos arredores de Lisboa, atraindo milhares de pessoas de todas as idades e regiões de Portugal, com ampla participação de delegações internacionais.

Ao longo de 3 dias, o público assiste  a peças de teatro, manifestações da cultura popular e tradicional,  grupos corais, dança e concertos de vários géneros musicais (incluindo música clássica) nos vários palcos, por onde passam dezenas de grupos de artistas em programações simultâneas. Realizam-se ainda variados debates políticos,  exposições de artes plásticas,  feira de livros, discos,  artesanato,  entre  outros programas desportivos e culturais, incluindo jogos tradicionais, balé, cinema, exposição de Ciência, espaço infantil, etc.

Abril no Avante

A Revolução dos Cravos é tema quase onipresente nesta edição da Festa do Avante. A  começar pela cerimônia de abertura da Festa, no palco principal (que não por acaso se chama “Palco 25 de abril”) com o concerto da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, em um programa onde a música erudita dialoga com os clássicos da canção popular portuguesa que inspiraram a juventude de abril,  homenageando artistas como Joly Braga Santos, Carlos Paredes e Zeca Afonso, autor da célebre “Grândola, Vila Morena”,  música-senha para o início da movimentação das tropas que derrubaram o regime em 1974.

O Brasil na Festa

O Brasil se soma às homenagens pelos 50 anos da Revolução dos Cravos com a exposição fotográfica “25 de Abril, 2024 – A História se Repete como Festa”. Idealizada pelo produtor e gestor cultural Alexandre Santini, a exposição traz imagens registradas em Lisboa durante o dia 25 de abril de 2024. “Trata-se de um registro pessoal e vivo do grande acontecimento que foi o povo português celebrando nas ruas o 25 de abril, 50 anos depois. São imagens que fiz ao longo deste dia, em meio à emoção de estar presenciando este momento histórico”, relata Santini.

Na programação musical, a cultura brasileira também marca presença. Os destaques ficam com a lendária banda de punk rock do ABC Paulista Garotos Podres, e a cantora mineira Bia Ferreira, expoente da nova MMP (Música de Mulher Preta). Samba, pagode, capoeira e Maracatu são algumas das expressões culturais do Brasil que estarão presentes na programação artística e cultural da Festa.

A representação política do Brasil nesta edição da Festa do Avante é diversa e significativa. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido dos Trabalhadores (PT) mantém as tradicionais barracas na área internacional da Festa, com bebidas e comidas típicas, feira de livros e distribuição de materiais.  O destaque deste ano é a edição impressa trilíngue (Português, Francês e Inglês) do Jornal Vermelho, produzido pelo PCdoB e a Fundação Maurício Grabois.

No Dezoito Brumário de Luis Bonaparte (1852) Marx nos adverte que “a história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”. Pois no Portugal do aniversário da Revolução dos Cravos e da Festa do Avante, a História se repete como Festa!

Fotos: Alexandre Santini