PCdoB-MG oficializa Wadson Ribeiro e projeto “Minas + da Gente” para 2026

O Comitê Estadual do PCdoB Minas Gerais aprovou, neste sábado (10), o nome de Wadson Ribeiro, presidente estadual da legenda, como pré-candidato a deputado federal para a disputa de 2026. A reunião também lançou o projeto “Minas + da Gente”, tratou dos desafios para reeleger o presidente Lula (PT) e derrotar o governador Romeu Zema (Novo) e debateu a organização no estado para o 16º Congresso do PCdoB.
“Ter o centro da nossa tática o mandato federal tem que ser a tônica do debate”, afirmou Richard Romano, presidente do PCdoB BH e membro da Comissão Central, em intervenção especial sobre a importância do projeto eleitoral para 2026. “Não ter mandato federal diminui a nossa presença nos municípios, a influência política no estado e a presença política entre os movimentos sociais, juvenis, entre outros.”
Richard também falou da necessidade de concentração para reconquistar a cadeira na Câmara: “Trazemos um debate que a comissão política tem feito de concentrar todas as energias do partido no nome do Wadson, por seu acúmulo eleitoral. Ter um deputado federal em Minas é reforçar o partido nacionalmente.”

Davidson Magalhães, coordenador do GTE do Comitê Central do PCdoB, esteve presente e reforçou a prioridade da retomada do mandato federal: “Minas retomou presença na Câmara Municipal de BH e em várias cidades e isso foi importante para recuperarmos nosso protagonismo. O desafio agora é retomar a Câmara”, afirmou. “Precisamos começar a preparar o projeto de 2026 e o projeto político discutido no Congresso serve para reforçar esse desafio.”
Ele também destacou a importância do PCdoB para apontar soluções para os desafios enfrentados pela população brasileira e para construir um projeto de país para 2026 com a vitória do presidente Lula. “Nosso grande papel enquanto força política é estar à frente dessa realidade para dar orientação e soluções a partir do pulsar da luta política. A democracia neoliberal não tem como dar conta das contradições e a realidade vai cada vez mais criando oportunidades para que a gente dê solução para esses problemas. E é fundamental o êxito do governo para continuarmos atuando”, afirmou.
Wadson Ribeiro reafirmou o papel estratégico do partido na luta para vencer a extrema-direita em 2026: “Influenciamos pela força construtiva das nossas ideias. Um partido comunista fortalecido, atualizado, com capacidade de propor caminhos políticos, que está à frente, é a natureza do PCdoB.” Para ele, é necessário unir os comunistas em torno de um projeto que crie condições de enfrentar a luta política contra o governo Lula. “O fortalecimento do PCdoB precisa ter como vértice estar inserido na vida concreta. Precisamos ter um rumo, uma batalha central, se unir em torno de um projeto político.”
Minas Gerais
Para o deputado estadual Celinho do Sintrocel, é preciso unir forças para derrotar Zema em 2026 e estancar a destruição promovida pelo governador. “Ele está com a iniciativa privada e está trabalhando para privatizar tudo o que for possível no estado. Aumentou a dívida em R$ 59 bilhões sem pagar um centavo ao governo federal. Quer privatizar todo o patrimônio do povo de Minas para uma dívida impagável”, afirmou o deputado.
A situação mostra a necessidade de construção de uma frente política ampla contra Zema e seus aliados. “É esperar dentro desse processo eleitoral que se aproxima ter a mudança necessária para Minas voltar a crescer. O PCdoB precisa entender como garantir essa cadeira de deputado federal. Temos a necessidade de representação no Congresso”, finalizou.
Minas + da Gente
Alinhado à estratégia eleitoral, foi apresentado aos dirigentes estaduais o projeto “Minas + da Gente”. A iniciativa prevê a realização de debates, seminários, encontros regionais e uma plataforma digital colaborativa, com o objetivo de mobilizar, unificar e dar visibilidade ao projeto político-eleitoral do partido no estado, rumo às eleições de 2026. A tônica é situar o projeto eleitoral do PCdoB no campo da retomada do desenvolvimento de Minas Gerais, em sinergia com as pré-candidaturas, em especial a de Wadson Ribeiro para a Câmara dos Deputados.
O projeto tem seis eixos temáticos: “Minas + Forte – Estado planejador e protagonista”, “Minas + Integrada – Infraestrutura e Mobilidade para o futuro”, “Minas + Justa – Desenvolvimento para reduzir desigualdades”, “Minas + Inovadora – Ciência, Tecnologia e Conhecimento para todos”, “Minas + Produtiva – Indústria, Agro e Mineração sustentáveis” e “Minas + Brasil: crescimento e integração nacional”. É uma plataforma colaborativa que vai reunir propostas, ideias e soluções para construção de uma Minas Gerais mais forte, inovadora e justa.
O lançamento oficial será em julho e as ações serão intensificadas a partir de outubro com uma expansão gradual para engajar diferentes setores da sociedade, consolidar alianças e mobilizar a base militante, lideranças, quadros partidários e aliados.