Foto: Ricardo Stuckert / PR

Nesta sexta-feira (5), o presidente Lula esteve na inauguração do edifício acadêmico e administrativo da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios do Campus Osasco da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em agosto o local já receberá as primeiras aulas.

O novo espaço tem capacidade para atender 1,4 mil alunos, 55 técnicos e 150 docentes. O prédio conta com salas de aulas, auditórios, restaurante universitário, laboratórios, entre outras estruturas acadêmicas e estudantis. Os cursos ministrados por lá serão de: administração, ciências atuariais, direito, ciências contábeis, ciências econômicas e relações internacionais.

Em 2023, o governo federal aportou R$ 6 milhões de recursos do Novo PAC para a conclusão das obras que somam R$ 102 milhões em recursos federais.

Como lembrou Lula, a idealização do projeto se deu no seu segundo mandato, no ano de 2008, mas as obras só começaram em 2016, pois sofreu com atrasos pelos contingenciamentos impostos nos governos Temer e Bolsonaro.

Na sua fala, explicou que pretende transformar o país pela educação: “A educação é a arma mais importante para colocar o Brasil no patamar mais elevado de competitividade. Nós queremos nos transformar num país exportador de inteligência. Esse país tem que mudar se a gente quiser ser um país respeitado no mundo. E é por isso que a educação é investimento”, disse.

Segundo o presidente, o seu desejo é ver todas as pessoas, independente da classe social, com as mesmas oportunidades: “Queremos que a filha da empregada doméstica possa ser médica, dentista. O papel do Estado é garantir que, independente da condição financeira, da religião, da raça, todos tenham a mesma oportunidade e que estudem. É esse país que quero criar”.

Novo Pac

Esta obra do Campus Osasco faz parte dos investimentos do Novo PAC para consolidar a expansão da Unifesp. Ao todo serão R$ 143,6 milhões via programa. Na semana anterior, o presidente Lula anunciou quase R$ 1 bilhão em recursos federais para a expansão e consolidação de universidades e institutos federais em 40 municípios paulistas, além da criação de um hospital universitário na região sul do estado.

A iniciativa faz parte da estratégia do Novo PAC com R$ 5,5 bilhões de aporte para a consolidar e expandir as universidades e hospitais universitários federais em todo o país.

Além disso, o presidente visa fortalecer ainda mais a educação com a criação de 100 novos institutos federais para gerar 140 mil novas matrículas.

O evento em Osasco contou com os ministros Camilo Santana (Educação), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar); com o prefeito de Osasco, Rogério Lins, entre outras lideranças.

Unifesp Osasco. Foto: Ricardo Stuckert / PR