Foto: Divulgação

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC) variou 0,25% no mês de maio em comparação com abril, divulgou o BC, nesta segunda-feira (15). O resultado ficou abaixo da mediana das projeções de 22 bancos e Instituições financeiras (0,30% ouvidos pelo Valor Data.

Em abril, o indicador variou 0,26% (dado revisado). O BC também revisou o desempenho do IBC-Br para os demais meses deste ano: março, passou de -0,36% para -0,25%; fevereiro, de 0,36% para 0,46%; e janeiro, de 0,60% para alta de 0,66%.

Com o resultado de maio, a atividade econômica brasileira acumula um resultado positivo de 0,53% no trimestre de março a maio de 2024, também já descontados os efeitos sazonais que incidem sobre os dados do mês.

Frente ao mesmo mês de 2023, o indicador, sem ajuste sazonal, registra alta de 1,3%. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2024, o resultado é de 2,01% e, em 12 meses até maio, de 1,66%.

Os resultados do IBC-Br vêm em direção contrária ao desempenho da economia real. Em maio, a indústria nacional apresentou uma contração de -0,9% em sua produção frente abril (-0,8%), conforme dados recentes do IBGE. O segundo resultado negativo consecutivo eliminou o ganho de 1,1% obtido pelo setor no acumulado entre fevereiro e março deste ano.

No quinto mês de 2024, também não houve crescimento por parte dos Serviços (0,0% em maio frente a abril), com queda de 1,6% em Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio.

Fonte: Página 8