Fábrica de fertilizantes | Foto: Divulgação

A diretoria executiva da Petrobrás aprovou na quinta-feira (6) a retomada das atividades da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA). O governo de Bolsonaro tentou vender a ANSA, mas não conseguiu e acabou desativando as operações da subsidiária da estatal em  2020.

Em reunião, a Petrobrás definiu que sejam iniciados, de forma imediata, os procedimentos para a retomada da fábrica, que fica localizada ao lado da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná.

“Serão imediatamente iniciados todos os procedimentos necessários à retomada da fábrica, incluindo a publicação dos editais para contratação de serviços de manutenção e de materiais críticos”, afirmou a estatal, por meio de nota. A previsão é que as operações na fábrica de fertilizantes sejam reiniciadas no segundo semestre de 2025.

Os investimentos na produção de fertilizantes estão de volta conforme o plano Estratégico 2024 – 2028 da estatal, reavaliado no governo Lula. A Ansa tem capacidade de produção de 720 mil toneladas/ano de ureia e 475 mil toneladas/ano de amônia, além de 450 mil m³/ano do agente redutor líquido automotivo (ARLA 32).

A Ansa também está autorizada a celebrar acordo e efetuar a contratação dos antigos empregados, condicionada à homologação do acordo pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Fonte: Página 8