Manifestantes se concentraram na Praça do Parlamento e marcharam até o Hyde Park | Foto: Reprodução

Dezenas de milhares de pessoas participaram em Londres, no sábado (27), da 13ª manifestação na capital inglesa desde outubro passado, para exigir um cessar-fogo imediato em Gaza e o fim da venda de armas do Reino Unido a Israel.

O parlamentar independente, ex-líder trabalhista Jeremy Corbyn e outros políticos e sindicalistas lideraram a marcha, que se iniciou na Praça do Parlamento para terminar no Hyde Park, onde foram proferidos discursos como o do embaixador palestino na Inglaterra, Husam Zomlot.

“A mudança virá de cidade em cidade, de país em país. A maré está mudando porque este é um movimento global pela mudança, uma exigência global pelo poder popular, pelo poder do povo”, afirmou Husam Zomlot, aludindo aos crescentes protestos nos campi universitários nos Estados Unidos.

A manifestação, organizada pela Campanha de Solidariedade à Palestina e que coincidiu com uma manifestação bem menor na Avenida Pall Mall, realizada por ativistas pró-Israel, foi acompanhada de perto por numerosos polícias, mas não apresentou confrontos.

Mais de 600 ex-juízes, advogados e acadêmicos proeminentes do Reino Unido pediram ao primeiro-ministro Rishi Sunak, em uma carta de 04 de abril, que parasse o comércio de armas com Israel, para acabar com o genocídio em Gaza realizado pelo governo de Netanhyahu, bem como com as sanções à Palestina. A reivindicação, porém, ainda não foi respondida.

O executivo também se recusou a divulgar o parecer jurídico que recebeu sobre o fato do Estado israelense estar violando o direito humanitário com as suas ações na Faixa de Gaza.

Junto com o Projeto Justiça Mundial (World Justice Project – WJP), organização independente e multidisciplinar que trabalha para criar conhecimento, conscientizar e estimular ações para promover o Estado de Direito em todo o mundo, Jeremy Corbyn e a coligação Music For A Ceasefire (Música para um Cessar-Fogo) acabam de anunciar um show como parte de sua campanha para levantar recursos para alavancar a campanha contra o genocídio em Gaza.

O próximo concerto do Music For A Ceasefire acontecerá no Belgrave Music Hall em Leeds, cidade importante do norte da Inglaterra, no próximo 24 de maio. O show contará com um discurso introdutório de Jeremy Corbyn seguido de apresentações das bandas Currls e Mint, além da participação de diversos convidados especiais.

Tudo começou com uma carta aberta que já foi assinada por cerca de 2.000 artistas, incluindo Sam Fender, Enter Shikari, Clean Bandit, Fontaines DC, IDLES, Declan McKenna, The Last Dinner Party, Architects, Bastille, Sean Ono Lennon e Jade Thirlwall do Little Mix.

“Somos uma coligação diversificada de artistas, músicos e atores que apelam ao fim do cerco a Gaza, à ajuda humanitária imediata para os muitos civis assustados, famintos e feridos presos entre os escombros, e à intervenção diplomática significativa dos nossos líderes políticos para facilitar a libertação de reféns, o fim da ocupação ilegal israelense da Palestina e a paz duradoura na região”, assinala a apresentação.

Ao anunciar a arrecadação de fundos, Jeremy Corbyn, fundador do WJP, declarou: “A destruição de Gaza e a morte de mais de 34.000 homens, mulheres e crianças palestinos inocentes é o resultado do fracasso total dos líderes políticos que fizeram a escolha de apoiar e financiar este massacre quando tiveram a oportunidade de pôr fim nele. A sua incapacidade de tratar as vidas israelenses e palestinas com igual valor será uma mancha na história da Humanidade para sempre”.

“Com Gaza reduzida a escombros, a campanha do Projeto Paz e Justiça lançou a série de concertos ‘Música para um Cessar-Fogo’ para arrecadar fundos vitais para apoiar a ajuda humanitária em Gaza, destacando a importância de locais de música popular como o Belgrave Music Hall de Leeds para unir as nossas comunidades, angariar dinheiro para causas importantes e ser solidários com o povo palestino que vive sitiado em Gaza”, concluiu Corbyn.

Fonte: Papiro