Foto: André Motta de Souza/Agência Petrobras

A Petrobrás registrou lucro líquido de R$ 124,6 bilhões em 2023, segundo divulgou a companhia nesta quinta-feira (7). O resultado é o segundo mais alto na história da estatal. O Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) também foi o segundo maior da história da Petrobrás (R$ 262,2 bilhões), assim como o fluxo de caixa operacional (R$ 215,7 bilhões).

“Estes resultados foram sustentados pelos recordes operacionais ao longo do ano passado e pela bem-sucedida estratégia comercial para diesel e gasolina”, segundo nota da estatal.

Em 2023, o preço internacional do petróleo (Brent) caiu 18% e o diferencial de preço do diesel em relação ao petróleo caiu 23%.

“Mesmo neste cenário mais desafiador, batemos recordes atrás de recordes de produção, aumentamos os investimentos, reduzimos a dívida financeira e colocamos em operação quatro novas plataformas neste primeiro ano de gestão. Tudo isso com menor intensidade de emissões e mais eficiência. Por isso, celebramos as conquistas de 2023 e compartilhamos os ganhos com a sociedade brasileira”, disse Jean Paul Prates, presidente da Petrobrás.

DIVIDENDOS

A Petrobrás informou que seu Conselho de Administração (CA), em reunião realizada nesta quinta-feira (7), autorizou o encaminhamento à Assembleia Geral Ordinária (AGO), prevista para 25 de abril de 2024, da proposta de distribuição de dividendos equivalentes a R$ 14,2 bilhões. Caso aprovado, os dividendos pagos pela estatal aos acionistas, maior parte estrangeiros, no exercício de 2023, totalizarão R$ 72,4 bilhões.

Fonte: Página 8