Foto: Reprodução/TV Globo

A partida do ícone da Cultura de Pernambuco, Leda Alves, causou comoção em todo o país. Ex-secretária de Cultura do Recife (PE) de 2013 a 2020, na gestão do então prefeito Geraldo Júlio (PSB), Leda faleceu às 10h30 de sábado (4) por insuficiência respiratória no apartamento onde morava, em Boa Viagem, na zona sul da cidade.

“Fomos pegos de surpresa. Ela estava fraquinha, mas os exames que fez há três ou quatro dias não apontavam nenhuma alteração. Ela morreu tranquila”, disse a sobrinha de Leda, Graça Nicoloff.

Atriz, escritora, militante, gestora e produtora cultural, Leda dedicou a vida à valorização da cultura pernambucana. E foi reconhecida pelas suas realizações.

Formada em Arte Dramática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fundou, junto com o marido, o teatrólogo Hermilo Borba Filho, o movimento Teatro Popular do Nordeste (TPN), junto com Ariano Suassuna. Também foi diretora do Teatro Santa Isabel, um dos mais antigos e icônicos do Recife.

Entre algumas funções no Governo do Estado de Pernambuco, Leda assumiu a gestão da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), também sendo presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) antes de assumir a Secretaria de Cultura do Recife nas gestões de Geraldo Júlio (PSB).

Ainda em 2022, Leda chegou a receber a Medalha de Mérito Olegária Mariano da Câmara Municipal do Recife pelas mãos da vereadora Cida Pedrosa e do vereador Almir Fernando, ambos do PCdoB. O motivo da solenidade foi pelos serviços prestados pela ativista a Pernambuco.

“Recife se despede hoje de uma grande dama da cultura e da militância e da celebração cultural, em suas mais aprofundadas e democráticas raízes”, escreveu o perfil da prefeitura no X, antigo Twitter.

Diversos políticos expressaram nas redes sociais admiração e pesar pela morte de Leda. Entre eles o prefeito do Recife, João Campos (PSB).

“Leda deixa um sentimento de saudade imenso em todos nós, recifenses, que amamos e valorizamos a cultura. Ela, que era uma verdadeira referência como atriz e ativista cultural, tinha o respeito, o apreço e o carinho do meio artístico”, escreveu.

Ele ainda disse que, em homenagem, vai criar uma premiação anual de cultura da cidade com o nome dela: “Ela sempre contribuiu muito para a nossa cidade, inclusive sendo uma grande secretária de Cultura, uma grande defensora da cultura popular, de todos os tipos de manifestação. Com muito orgulho e gratidão por tudo o que fez, vamos criar o Prêmio Leda Alves da Cultura Popular”.

A Ministra da Ciência e Tecnologia e ex-vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, também se manifestou sobre a morte de Leda Consternada, ela disse: “Encantou-se Leda Alves! Atriz e estudiosa da cultura popular, fez parte do elenco do Teatro Popular do Nordeste, além de ter dedicado grande parte da sua vida ao serviço público, passando por importantes cargos e sempre defendendo que a cultura é a história de um povo.  O legado que Leda deixa é inestimável. Meu mais profundo pesar pela partida dessa grande dama do teatro pernambucano. Leda Alves, presente!”.

O ex-prefeito da capital pernambucana Geraldo Júlio (PSB), que teve Leda Alves como secretária de Cultura de sua gestão, também prestou condolências.

“Mãe dos artistas da Cultura Popular de Pernambuco, artista valorosa, fez da defesa de nossa cultura uma missão de vida. Tristeza e saudade marcam a sua partida. Leda deixa ensinamentos para todos nós. Sou grato por ter tido a oportunidade de ter Leda como Secretária de Cultura e amiga nos oito anos que fui prefeito do Recife”, disse.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) prestou solidariedade à família e aos amigos.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE), eleita em 2022, destacou a importância de Leda para a construção da democracia e da identidade cultural do estado: “Cultura de Pernambuco está de luto”.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, eleito deputado pelo Republicanos de Pernambuco em 2022, lembrou o “trabalho incansável de fortalecimento da cena cultural pernambucana” dela.

O presidente da Cepe, João Baltar Freire, também se manifestou, ressaltando que “Leda Alves dedicou sua vida às artes e a Pernambuco”.

“Atriz, militante da cultura popular e gestora pública dedicada, deixou grandes contribuições por onde passou e na Cepe não foi diferente. Esteve à frente da empresa de 2008 a 2012 e, neste período, foi responsável por uma série de iniciativas modernizantes. Criou a editora e o Conselho Editorial, assegurando um padrão de qualidade até hoje refletido em nosso catálogo. Sua partida é uma grande perda para todos nós”, declarou Freire.

Em virtude da morte e Leda, uma missa em sua homenagem foi realizada na capela do cemitério de Santo Amaro, no centro do Recife no domingo e em seguida grupos de maracatu e blocos de Carnaval fizeram homenagens a ela no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife, onde o corpo foi cremado.

Fonte: Página 8