Ato de trabalhadores na frente da sede da Kaiser em Los Angeles | Foto: Frederic J. Brown/AFP

75.000 trabalhadores da prestadora de serviços de saúde, Kaiser Permanente, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de UTIs e farmacêuticos, entraram em greve nesta quarta-feira (dia 4) nas centenas de hospitais nos Estados da Califórnia, Colorado, Washington, Oregon, Virgínia e na capital, Washington DC.

É a maior greve do setor de Saúde da história dos Estados Unidos, segundo os sindicatos.

Com cartazes com dizeres como “Necessidade dos Pacientes, Não Ganância Corporativa”, os trabalhadores realizaram piquetes nas portas dos centros da Kaiser nestes Estados.

A greve deve durar até o sábado, à exceção dos atendimentos na Virgínia e em Washington DC que está prevista para 24 horas.

Os funcionários reclamam das perdas salariais que já estão em 40% e também das condições cada vez mais duras de trabalho, pois as equipes foram diminuindo desde a pandemia do Covid-19, à medida que os médicos e enfermeiros foram sendo mais exigidos, tanto assim que muitos deixaram o emprego, onde o grupo atende hoje em torno de 13 milhões de filiados ao sistema.

Fonte: Papiro