Lula viaja rumo ao ‘Brics’ e agenda de parcerias com países africanos
Neste domingo (20) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja para Joanesburgo, África do Sul, onde participará do 15º Encontro dos BRICS.
A Cúpula dos Chefes de Estado do BRICS (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) acontece entre os dias 22 e 24 de agosto.
O presidente relembrou em seu perfil no X (Twitter) que participou da criação do bloco e revelou entusiasmo com sua participação.
Hoje viajo para Joanesburgo, onde participo do 15º Encontro dos BRICS. Participei da criação desse importante bloco e volto para sua 15ª reunião entusiasmado com o potencial do Brasil no seu retorno ao cenário internacional. É fundamental a cooperação entre os países do Sul…
— Lula (@LulaOficial) August 20, 2023
Um dos temas que deverá ocupar as discussões será a inclusão de novos membros ao grupo. Ao menos 22 países formalizaram pedidos de adesão.
Desde sábado (19), empresários do Cebrics (Conselho Empresarial do Brics) já debatem demandas para serem levadas aos Chefes de Estado.
Lula na África
Depois da participação no encontro com outros Chefes de Estado no encontro do Brics – delegações de mais de 40 países entre convidados devem participar – Lula irá para Angola, onde será recebido pelo presidente João Lourenço nos dias 25 e 26. Eles deverão estabelecer parcerias bilaterais em agricultura, processamento de dados, saúde e educação. Lula ainda irá a um seminário na Assembleia Nacional de Angola e de evento com empresários dos dois países.
Na sequência irá a São Tomé e Príncipe para a 14ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no dia 27. A entidade tem como membros Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
*Com informações Agência Brasil