Foto: Divulgação

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai realizar concurso ainda este ano com 676 vagas para atuação em 17 unidades de pesquisa. Além disso, há 138 vagas para trabalhar dentro da pasta como analistas em ciência e tecnologia, totalizando 814 postos de trabalho.

Todas as vagas são destinadas a candidatos com Ensino Superior. A informação consta em duas portarias publicadas no Diário Oficial da União desta quinta (13). Os editais devem ser divulgados até 10 de setembro.

“Abrimos o concurso público, porque há 10 anos não há concurso público no Ministério da Ciência e Tecnologia. Foi o primeiro Ministério que vai abrir 814 vagas, para concurso público, porque as unidades de pesquisa estão com falta de pesquisadores. Ou seja, é muito trabalho durante esse período recente”, afirmou a ministra Luciana Santos.

Dentre as vagas destinadas às unidades de pesquisa, 253 serão para o cargo de pesquisador, 265 para tecnologista e 158 para analista em ciência e tecnologia. Dentre os órgãos públicos que receberão novos servidores, estão o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e o ON (Observatório Nacional).

De acordo com o Portal da Transparência do Governo Federal, os salários básicos de um pesquisador vão de R$ 5.425,29 a R$ 7.937,44. Já os tecnologistas e analistas em ciência e tecnologia podem obter rendimentos entre R$ 4.781,17 e R$ 8.539,42. O salário de cada servidor varia conforme seu nível hierárquico.

Fonte: Página 8