Foto: Transpetro/ Divulgação

A Transpetro (Petrobrás Transporte) anunciou nesta quarta-feira (3) a inauguração de sua primeira usina solar fotovoltaica (capaz de gerar eletricidade), instalada em Guarulhos, em São Paulo. A usina terá capacidade máxima de 2,8 megawatts, o suficiente para abastecer todo o terminal da empresa em Guarulhos, um dos 48 terminais de transporte de combustíveis que a subsidiária da Petrobrás opera no Brasil.

De acordo com a companhia, a economia anual prevista é de R$ 1,8 milhão, além de poupar emissão de 246 toneladas por ano de gases causadores do efeito estufa. O investimento total na planta foi de R$ 12 milhões.

“Queremos nos manter no grupo de empresas que lidera as mudanças da matriz energética brasileira, oferecendo soluções sustentáveis e que tragam resultados sólidos de descarbonização. Por isso, estamos investindo em ações que contribuam para o fomento de uma economia de baixo carbono. Temos um compromisso com as pessoas e o meio ambiente e esse projeto faz parte disso”, disse, em nota, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.

Segundo a companhia, a planta produzirá energia suficiente para atender as operações do Terminal de Guarulhos e os dutos de entrega de combustíveis e de querosene de aviação para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, com um excedente de 10% do consumo das instalações que poderá abastecer outros terminais. A potência da usina é equivalente ao consumo de 600 residências.

“Toda a energia consumida pelo nosso terminal será distribuída pela geração da usina solar. Isso é diferente das demais [empresas], onde é muito comum ter painéis solares para áreas administrativas, mas nesse caso a gente consegue gerar para todas as bombas e equipamentos que movimentam o nosso produto”, diz Márcio Guimarães, diretor de Dutos e Terminais da empresa.

Além disso, também abastecerá a base de carregamento rodoviário da Transpetro, cujo combustível transportado vai para os aeroportos de Congonhas, Campo de Marte e Viracopos.

A previsão é de que a usina comece a operar ainda em abril, com economia de 84% nos gastos com energia elétrica já no primeiro mês de operação.

Fonte: Página 8