Lula durante reunião ampliada com o Primeiro-Ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, no Gabinete do Primeiro-Ministro. Adis Abeba - Etiópia. Foto: Ricardo Stuckert

Nesta sexta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de agendas oficiais em Adis Abeba, capital da Etiópia, como parte do aprofundamento das relações da política externa brasileira com os países africanos. O presidente se reúne com o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, nesta sexta e no final de semana participa da 37ª Cúpula da União Africana, que ocorre na cidade.

Ao chegar na Etiópia após passagem pelo Egito, a comitiva brasileira que conta com ministros e ministras, dentre as quais a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), foi recebida com uma cerimônia de oferenda floral feita em homenagem aos heróis derrotados na Batalha de Ádua, ocorrida em março de 1896 contra a invasão da Itália. Na sequência Lula visitou o Museu Memorial de Ádua que retrata as vítimas de violações de direitos humanos.

Oferenda floral em homenagem aos heróis caídos na batalha de Ádua. Foto: Ricardo Stuckert

Ainda pela manhã Lula teve agenda com Abiy Ahmed. Segundo o governo a reunião tem como objetivo “cooperação para o desenvolvimento e a promoção do comércio; temas internacionais de interesse comum, em particular o combate à fome e à pobreza; a proteção e desenvolvimento das florestas; mudanças climáticas; e a reforma das organizações internacionais”.

Leia também: Lula critica países do Conselho de Segurança por fomentar guerras, em vez de pacificar

No dia ainda está programada uma cerimônia de plantio de mudas de café e a participação no evento “Financiamento climático para a agricultura e segurança alimentar: Implementação da Declaração de Nairóbi e resultados da COP28”.

Lula durante reunião privada com o Primeiro-Ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, no Gabinete do Primeiro-Ministro. Adis Abeba – Etiópia. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Etiópia

A Etiópia abriga as sedes da União Africana (UA) e da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (UNECA), sendo o segundo país mais populoso do continente, com cerca de 125 milhões de habitantes.

Segundo o governo federal, o intercâmbio comercial bilateral entre Brasil e Etiópia somou US$ 23,8 milhões no ano anterior e tem amplo potencial de crescimento. Atualmente são desenvolvidos projetos de cooperação bilateral em áreas como manejo de solos ácidos e produção de algodão, além de parceria com o Programa Mundial de Alimentos (PMA) para cooperação na área de alimentação escolar.