Palestinos recebem sacos de farinha no centro de distribuição da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para Refugiados Palestinos no Oriente Próximo (UNRWA), no campo de refugiados de Rafah, no sul da Faixa de Gaza

O chefe da UNRWA (agência da ONU para Refugiados Palestinos), Philippe Lazzarini, diz que Israel está travando uma campanha concertada com o objetivo de destruir a agência da ONU para os refugiados palestinos, sendo a sua demissão parte do esforço do governo de Netanyahu.

“Neste momento, estamos lidando com uma campanha ampla e concertada de Israel com o objetivo de destruir a UNRWA”, disse ele ao grupo jornalístico suíço Tamedia.

Diversos países da União Europeia, como França, Itália, Alemanha, Romênia e Holanda, optaram por suspender temporariamente o financiamento individual à UNRWA em resposta às alegações de Israel acusando funcionários da agência de envolvimento no ataque do Hamas em 7 de outubro. O comissário-geral Lazzarini afirmou que a mais alta autoridade investigativa da ONU já tomou medidas, e uma revisão independente por especialistas externos está sendo realizada. Lazzarini assegurou que a UNRWA agiu rapidamente, rescindindo contratos de funcionários acusados.

“É um objetivo político a longo prazo porque se acredita que se a agência de ajuda for abolida, a situação dos refugiados palestinos será resolvida de uma vez por todas – e com ela, o direito de regresso. Há um objetivo político muito maior por trás disso”, analisou.

“Basta olhar para o número de ações que Israel está tomando contra a UNRWA”, disse ele, citando medidas para remover a isenção de IVA da agência e ordens para os empreiteiros no porto de Ashdod, em Israel, para “pararem de lidar com certas entregas de alimentos para a UNRWA”.

Mais de 150 instalações da UNRWA foram atingidas desde o início da guerra em Gaza, segundo a agência.

Israel pediu a renúncia de Lazzarini após alegações de que um túnel do Hamas foi descoberto sob sua sede evacuada na Cidade de Gaza. Lazzarini disse que o túnel estava 20 metros (66 pés) abaixo do solo e que a UNRWA, como organização humanitária, não tinha capacidade para examinar o que havia no subsolo em Gaza.

Custos e perdas

As alegações sem provas de Israel, compiladas num dossiê de seis páginas, foram suficientes para que países como os EUA, a Alemanha e a UE suspendessem as suas contribuições para a UNRWA que, em 2022, valiam 343,9 milhões de dólares, 202,1 milhões de dólares e 114,2 milhões de dólares, respetivamente. A UNRWA estima que as suspensões dos doadores a deixarão com um défice de financiamento de 440 milhões de dólares.

Sendo os três principais financiadores do orçamento de 1,17 mil milhões de dólares da UNWRA em 2022, a decisão dos EUA, da Alemanha e da UE de suspender as doações foi um duro golpe para o organismo da ONU, com quase 75 anos de existência.

Países como a Bélgica, a Noruega, a Arábia Saudita, a Espanha, a Turquia e a Irlanda, decidiram continuar a apoiar a UNRWA. A histórica luta irlandesa para se libertar do jugo do domínio britânico é uma das razões pelas quais muitos na República da Irlanda sentem uma forte afinidade com a Palestina, que, como ilustra a guerra brutal de Israel em Gaza, tem sofrido sob a ocupação israelense há gerações.

São 18 os países que suspenderam o financiamento à UNRWA: Austrália, Áustria, Canadá, Estônia, Finlândia, Alemanha, Islândia, Itália, Japão, Letônia, Lituânia, Holanda, Nova Zelândia, Romênia, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.

Por que destruir a UNRWA

Sede danificada em Gaza da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para os Refugiados da Palestina (UNRWA) em 15 de fevereiro

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, renovou os esforços de Israel para desmantelar a Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras aos Refugiados Palestinos no Próximo Oriente (UNRWA), alegando que a agência está “infiltrada pelo Hamas”. Estas acusações, no entanto, carecem de fundamentação, sendo questionadas devido à partilha anual da lista de funcionários da UNRWA com Israel.

A disputa entre Israel e a UNRWA remonta ao argumento israelense de que a agência “perpetua” a questão dos refugiados palestinos, permitindo a transferência do estatuto de refugiado através das gerações. Israel se recusa a aceitar o direito de regresso desses refugiados. O objetivo seria dispersá-los pelo mundo como imigrantes sem pátria e ocupar permanentemente suas terras com judeus.

As recentes alegações surgiram no mesmo dia em que o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) emitiu uma decisão provisória, ordenando a Israel que evite atos genocidas e aumente a ajuda a Gaza. Assim, as acusações contra a UNRWA buscam desviar a atenção da decisão do TIJ e minar esforços para responsabilizar Israel, além de tentar deslegitimar as provas da UNRWA no TIJ.

Além disso, há alegações de que Israel busca eliminar a UNRWA para forçar os palestinos em Gaza e na Cisjordânia a migrar, alimentando o objetivo de deslocamento forçado. Ministros israelenses recentemente reiteraram a ideia de palestinos “voluntariamente migrando”, um eufemismo para deslocamento forçado, enquanto ativistas como Zaid Amali destacam o papel da UNRWA na resistência a essas iniciativas.

O contexto sugere que as alegações de Israel contra a UNRWA podem servir a interesses políticos e estratégicos, levantando dúvidas sobre a substância das acusações e destacando as tensões contínuas na região.

Tamanho da UNRWA

A UNRWA, crucial para os palestinos em Gaza, enfrenta uma crise financeira sem precedentes, pois emprega 13 mil pessoas, que administra escolas, clínicas de saúde e outros serviços essenciais. Principais doadores, liderados pelos Estados Unidos, cortaram o financiamento devido as alegações de Israel.

A UNRWA apoia cerca de seis milhões de refugiados palestinos que vivem dentro e fora da Palestina. É como um quase-Estado que fornece serviços directos, tais como escolas, centros de saúde primários e outros serviços sociais. Também concede empréstimos aos palestinos.

Mais de 30 mil palestinos na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e em vastos campos de refugiados em países árabes vizinhos trabalham para a UNRWA. Os seus serviços em Gaza aumentaram em importância desde 2005, quando Israel e o Egito impuseram um bloqueio que causou um colapso econômico com uma das taxas de desemprego mais elevadas do mundo.

O chefe da agência, Philippe Lazzarini, denunciou a suspensão do financiamento como uma “punição coletiva adicional” para os palestinos já impactados pelos incessantes bombardeamentos israelitas nos últimos quatro meses. A acusação de Israel contra 12 funcionários da UNRWA relacionados ao ataque não foi verificada, e a ONU ainda não recebeu o dossiê de inteligência de Israel.

Lazzarini alertou que, se o financiamento permanecer suspenso, as operações da UNRWA podem ser encerradas até o final de fevereiro, afetando não apenas Gaza, mas toda a região. Os palestinos acusaram Israel de falsificar informações para desacreditar a UNRWA, uma agência que atua em áreas essenciais, como educação e saúde.

“É difícil imaginar que os habitantes de Gaza sobreviverão a esta crise sem a UNRWA”, disse Thomas White, director de Assuntos da UNRWA em Gaza e vice-coordenador humanitário da ONU para o território palestiniano ocupado. “Rafah tornou-se um mar de pessoas que fogem dos bombardeamentos”, disse ele, referindo-se aos implacáveis ​​bombardeios que destruíram mais de 70% das casas em Gaza e deslocaram quase dois milhões de pessoas.

Os maiores doadores da UNRWA, incluindo os EUA, Alemanha e Suíça, suspenderam o financiamento prontamente em resposta às alegações. A União Europeia está revisando a possibilidade de continuar financiando a UNRWA, exigindo provas definitivas das alegações, enquanto a Noruega mantém o financiamento e pede uma reflexão sobre as consequências mais amplas dos cortes de financiamento.

A UNRWA foi criada pela Assembleia Geral da ONU em 8 de dezembro de 1949, para fornecer apoio básico, incluindo alimentação, cuidados de saúde e educação, a dezenas de milhares de refugiados palestinos. Mais de 700 mil palestinos foram deslocados à força até à criação de Israel em 1948, que os palestinianos recordam como a Nakba, ou “a catástrofe”.

Desde que Israel lançou a sua guerra contra Gaza, em 7 de Outubro, aproximadamente um milhão de palestinos de Gaza, ou quase 45% da população do enclave, têm-se abrigado em escolas, clínicas e outros edifícios públicos da UNRWA. As escolas e edifícios da UNRWA funcionam além da sua capacidade para fornecer abrigo aos palestinos deslocados internamente, que têm espaços seguros muito limitados para onde ir.

(por Cezar Xavier)