A propaganda partidária nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do segundo semestre deste ano, será exibida nos dias 14 e 16 de novembro, entre às 19h30 e às 22h30, nos intervalos da programação normal em todas as emissoras de rádio e televisão do país. Sob o comando da secretaria nacional de Comunicação, a produção da propaganda do PCdoB foi executada pela Clementina Filmes e Criação.

Os espaços nas emissoras são um direito dos partidos políticos que foram retirados em 2017, mas que foram retomados em 2022. Segundo a resolução 23.679/2022 do Tribunal Superior Eleitoral (STF), o tempo de cada partido é distribuído segundo o número da bancada federal eleita no pleito anterior. Dessa forma, o PCdoB tem direito a cinco minutos, ou dez inserções de trinta segundos a cada semestre.

“A legenda comunista valoriza o horário gratuito de rádio e televisão como um direito fundamental que oferece oportunidade aos partidos políticos de se apresentarem para a sociedade, com suas ideias e prioridades”, ressalta a secretária nacional de Comunicação do PCdoB, Renata Mielli.

Dessa forma, foram criadas duas peças nacionais, uma com o tema mais conjuntural e outra exclusiva sobre a questão da mulher.

Segundo a dirigente, a propaganda do PCdoB tem como mote, “o caráter estratégico do trabalho que precisamos fazer para o êxito do governo Lula. A reconstrução do Brasil e a luta em defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento e de fortalecimento da democracia passa necessariamente por este êxito”, abalizou.

O PCdoB criou uma peça exclusivamente para falar sobre a necessidade da participação das mulheres na política para que elas possam conquistar mais e mais direitos e espaços respeitados em toda a sociedade. “Ressaltamos que para construirmos um Brasil democrático e desenvolvido é central estimular e garantir maior participação política das mulheres em espaços de poder”, completou a secretária.

Neste semestre, os dois programas contam com a participação de lideranças do PCdoB como porta-vozes da luta partidária, como a presidenta nacional da sigla, Luciana Santos que é ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Lula e a Líder da bancada comunista na Câmara, a deputada federal, Jandira Feghali (RJ).

A propaganda conta ainda com as participações dos deputados federais, Márcio Jerry (MA) e Alice Portugal (BA), do vereador de Araraguara-SP, Guilherme Bianco e da secretária nacional da Mulher, Dani Costa.

As direções do PCdoB nos estados também têm, desde 2022, o mesmo direito aos cinco minutos do tempo da propaganda partidária nas emissoras de rádio e televisão locais. Enquanto os comerciais nacionais irão ao ar terças, quintas e sábados, as inserções estaduais são exibidas nas segundas, quartas e sextas-feiras.