O novo presidente eleito da Argentina, Javier Milei, conquistou os votos a partir de uma retórica que promete uma “mudança radical”, que certamente enfrentará resistência de setores políticos tradicionais, do peronismo e dos movimentos sociais. A vitória marca um novo capítulo na política argentina, caracterizada pela polarização entre partidos peronistas e não peronistas nas últimas décadas. Embora se defina como “um erro no sistema”, Milei fala de receitas de “mudanças radicais”, que não passam de ingredientes velhos e já testados que fracassaram em governos neoliberais.

Em um discurso após a vitória, Milei destacou a necessidade de compreender que o sistema político mudou e que a sociedade reflete um sentimento generalizado de insatisfação. “O que está por vir é um novo modelo que os políticos ainda não entendem”, afirmou Milei. Realmente, a dificuldade do atual governo peronista para superar a herança de desmonte da economia promovida pelo governo anterior, de Maurício Macri, acabou fermentando um caldo de insatisfação que se voltou contra a candidatura da situação.

No entanto, o “novo modelo” do presidente eleito nada mais é que uma radicalização do que Macri já encaminhava rumo ao desmonte do estado, redução de gastos sociais e entrega do patrimônio público aos setores privados. Nada disso, no entanto, será possível de efetivar se não houver apoio nas instituições democráticas da Argentina.

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva felicitou esta manhã o novo presidente eleito, esperando “trabalhar em estreita colaboração com ele e a sua administração” com o objetivo de “salvaguardar a estabilidade macroeconômica” e “fortalecer o crescimento”. Nem precisava, pois Milei já garantiu que vai implementar um programa de austeridade muito maior que o atual, ou seja, vai fazer mais do que o FMI pedir.

Milei terá que lidar com a enorme expectativa que cria ao anunciar tanto extremismo nas reformas, ao destacar a necessidade de acabar com o modelo econômico atual e buscar soluções para tirar o país dos respiradores artificiais e da hiperinflação. Segundo ele, o governo anterior emitiu bilhões de dólares em programas assistenciais, mas não conseguiu reverter a crise, o que sinaliza para uma reversão das políticas sociais que garantem algum equilíbrio social em meio à crise.

Em 48 horas, expiram os acordos que têm preços artificialmente baixos em mais de 50 mil produtos essenciais ao consumo diário dos argentinos através do chamado programa Preços Justos. Nos últimos quatro anos, as tarifas do gás, da eletricidade e dos transportes registaram atraso relativo à evolução dos preços em geral na economia, o que foi compensado por um aumento dos subsídios do Estado. Os combustíveis também estão atrasados, ​​enquanto as linhas de produção começam a sentir falta de insumos essenciais.

Transição

A transição de governo, que ocorrerá em 10 de dezembro, envolverá encontros entre Milei e o atual presidente Alberto Fernández. Há especulações sobre mudanças em ministérios, incluindo o Banco Central e o Tesouro, enquanto o papel futuro do ministro Sergio Massa na transição permanece incerto.

A agenda econômica de Milei inclui propostas violentas para a economia, como a dolarização e fim da política monetária soberana, o congelamento da oferta de pesos e mudanças na estrutura financeira do país, acabar com impostos para os mais ricos e abertura irrestrita da economia para importações, o que deve devastar a indústria local e seus empregos. O desafio será implementar essas mudanças sem gerar impactos adversos imediatos, especialmente em setores essenciais como abastecimento e produção. Centenas de economistas da Argentina e outras partes do mundo assinaram manifestos apontando para os impactos dessas políticas irresponsáveis.

Alguns dos futuros ministros já foram anunciados, com destaque para Emilio Ocampo, que liderará a transição no Banco Central, e Guillermo Ferraro, que assumirá a pasta da Infraestrutura. Sandra Pettovello, possível Ministra do Capital Humano, supervisionará áreas cruciais como educação, saúde e trabalho.

A resposta do setor empresarial à vitória de Milei é variada, com empresários que promovem o futuro pós-eleitoral e celebram o resultado, enquanto outros, que têm relações mais estreitas com o governo, por serem fornecedores, expressam preocupações sobre o impacto nas suas atividades. Os que aplaudem o resultado, como o americano Elon Musk, comemoram a “liberdade” de cobrarem o preço que quiserem nos produtos que estão sob controle de subsídios. Antes de falar ao país, Milei recebeu felicitações públicas de Donald Trump e Jair Bolsonaro, dois líderes da extrema direita internacional que o novo presidente admira. 

O novo governo enfrentará desafios significativos, incluindo a necessidade de revitalizar a economia, lidar com dívidas acumuladas e gerenciar expectativas de mudança em um cenário político argentino historicamente dividido.

O presidente eleito sabe que nas próximas semanas terá de renegociar o pacto com Mauricio Macri e Patricia Bullrich , com quem se encontrou em privado este domingo após proferir o seu discurso vencedor. No Obelisco de Buenos Aires, eles se abraçaram como se tivessem compartilhado a luta de uma vida inteira juntos. Até agora, os Libertários e os Prós apenas tentaram a coexistência para o controle do segundo turno. Porém, ninguém duvida que Milei abrirá as portas para seus novos parceiros , pelo menos importando pessoal de suas equipes para nutrir seu gabinete. 

Também buscará contar com eles para ganhar força no Congresso, afinal, seu partido é uma “minoria esmagadora” nos parlamentos. Nos bastidores, fala-se que Milei está mais calmo sobre sua governabilidade após o encontro com Macri e Bullrich.

A Liberdade Avança venceu em 21 das 24 províncias e esteve prestes a conquistar até mesmo o bastião kirchnerista de Buenos Aires. Ele somou mais de 6 milhões de votos em relação a outubro, numa transferência quase em bloco do fluxo de Macri e Bullrich. Córdoba foi mais uma vez a capital do anti-Kirchnerismo, com quase 75% dos votos a favor de Milei. Mendoza terminou 71/29. Santa Fé, 63/37.

Resistência de oposição

No rescaldo da vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais, a ex-candidata à presidência da Frente de Unidade de Esquerda (FITU), Myriam Bregman, anunciou neste domingo que liderará mobilizações contra o novo presidente. Em sua conta no antigo Twitter, Bregman expressou sua intenção de “confrontar as forças do céu com a força da mobilização nas ruas”.

Javier Milei alertou em seu discurso pós-vitória que muitos resistirão às mudanças propostas a partir de 10 de dezembro, quando assumirá o cargo. Disse que “todos os argentinos e todos os líderes que desejam aderir à nova Argentina serão bem-vindos”, mas não dedicou uma única linha aos 11,5 milhões de cidadãos que não votaram nele. Ele destacou que, para aqueles que resistem, a atuação deve se manter dentro da lei, e fora dela não será tolerada. Vem anunciando, desde já, brutal repressão a protestos contra o governo.

“Aos que resistem eu digo: tudo dentro da lei, fora dela, nada”, afirmou Milei, destacando que a resistência parte daqueles que buscam manter privilégios. Ele deixou claro que seu governo será implacável com qualquer tentativa de usar a força para preservar esses privilégios.

Gabriel Solano, líder do Partido Obrero (PO), que competiu nas eleições primárias de agosto e perdeu para Bregman, também se pronunciou sobre as intenções de Milei. Solano alertou que as propostas de reforma trabalhista, privatização da saúde e mudanças na educação anunciadas por Milei podem gerar uma reação popular significativa.

Entre os partidos que compõem a FITU, apenas a Izquierda Socialista pediu votos para o ministro da Economia, enquanto Bregman, Solano e o MST (Movimento Socialista dos Trabalhadores) apenas fizeram críticas ao atual governo e, agora, o culpam pela derrota. A organização, liderada por Rubén “Pollo” Sobrero, dirigente sindical do sindicato ferroviário, apelou ao “enfrentamento do plano da motosserra contra o povo trabalhador” após o discurso do presidente eleito.

É evidente que as forças políticas de esquerda, representadas por Bregman, Solano e organizações como o MST, não estão dispostas a aceitar passivamente as mudanças propostas por Milei e prometem resistência nas ruas contra o que veem como ameaças aos direitos trabalhistas e sociais. O cenário político argentino continua tenso, refletindo as divisões profundas na sociedade em relação aos rumos políticos e econômicos do país.

Cristina Kirchner resguarda silêncio, mas se prepara para recuperar o papel de líder da oposição, e até mesmo do maior setor de deputados e senadores que povoava as listas de Massa. Esta semana ela irá à Itália, onde espera ser recebida pelo Papa Francisco e fazer um discurso público sobre o estado da democracia no mundo.

O peronismo abre-se a uma reconfiguração após o fracasso de Fernández – outro ausente na noite eleitoral. Mantém uma maioria de oposição em ambas as câmaras do Congresso e pelo menos 8 governadores com quem Milei terá de conviver. Milei tem apenas 38 dos 257 deputados nacionais e 7 dos 72 senadores. Nenhum dos governadores responde diretamente a ele. A negociação permanente será a marca inevitável do novo tempo.

O kirchnerismo sentiu o impacto da contagem decepcionante na província de Buenos Aires, onde Massa venceu por apenas um ponto e meio. Ele precisava – segundo cálculos anteriores – de uma vantagem de 15 pontos para sustentar seu sonho.