Próximo passo é completar nacionalização do SJ-100 com motores russos PD-9 | Foto: Sputnik

A aeronave de passageiros russa Superjet SJ-100, que teve a produção de seus componentes nacionalizada depois das sanções impostas pela União Europeia, fez seu primeiro voo na terça-feira (29).

O avião era produzido em conjunto com uma empresa francesa, mas o programa foi desligado pelo lado da França.

O voo-teste do Superjet SJ-100 durou 54 minutos e aconteceu em Komsomolsk-on-Amur, no leste da Rússia.

O Ministério da Indústria e Comércio da Rússia informou que o primeiro protótipo ainda usa um motor PowerJet SaM146, fruto da parceria com a França. O próximo passo no projeto é passar a usar os motores russos PD-9, que estão sendo testados para a aeronave.

O restante da produção foi internalizada e nacionalizada, em um processo que os próprios russos estão chamando de substituição de importações.

Ao todo, 40 peças e sistemas antes importados foram substituídos por produção nacional. A fabricação foi feita pela Yakovlev PJSC, que é subsidiária da United Aircraft Corporation (UAC), que por sua vez é parte do conglomerado estatal Rostec.

Segundo o ministro da Indústria e Comércio, Denis Manturov, “os desenvolvedores e produtores russos conseguiram implementar e instalar soluções e tecnologias de design próprias, incluindo aviônicos, equipamentos, unidades de energia auxiliares, sistemas de fornecimento de energia elétrica, ar condicionado, proteção contra incêndio e outros sistemas”.

O porta-voz do Kremlin, destacou que “o trabalho ainda não está completo”, pois “esta aeronave será integrada com motores domésticos, o que deve acontecer em breve, mas até agora é um grande resultado”.

Para Yury Slyusar, diretor-geral da UAC, o sucesso do voo é “a melhor demonstração da independência tecnológica de nosso país. Provamos, em primeiro lugar, para nós mesmos que podemos desenvolver e produzir aeronaves civis modernas por conta própria, sem envolver tecnologias importadas”.

“As próximas tarefas ambiciosas são certificar a aeronave com uma condição totalmente russa e iniciar entregas em série para a companhia aérea”, informou.

Fonte: Papiro