O artigo 205 da Constituição garante que a educação é um direito de todos e um dever do Estado e da família.

Precisamos saber se queremos uma educação de qualidade ou apostar na educação que articula com um sistema participativo com vistas a cidadania e que dialogue com um projeto educativo de cidade.

Para falar de educação antirracista, temos que pensar na educação infantil e básica que inclua escolas de tempo integral e que permita que as mães e os pais trabalhem e também estudem considerando uma realidade social e educativa.

Mas que oferece a escola de tempo integral? O primeiro movimento que dinamizou a ampliação da jornada nas escolas foram os CIEPs onde havia formação para animadores culturais (integração entre educação e cultura), para orientadores pedagógicos, para merendeiras e para serventes com ampla discussão do sentido politico pedagógico.

Basta refletir qual a cor das crianças da escola pública para que possamos entender os caminhos para uma educação antirracista.

A Portaria Interministerial 17/2007 criou o Programa Mais Educação que foi um dos maiores do Brasil em alcance e recursos e principal ação para a educação integral no país que o objetivo era atender as escolas de baixo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)

Ampliar a jornada nas escolas é permitir atividades extracurriculares em que dialoguem com a sociedade e que a escola possa cumprir um dos papéis da educação que é formar cidadãos.

Melhorias na educação básica, aspira por escolas de promoção humana para que o aluno seja agente do conhecimento e participante da tecnologia da produção.

Pensar em uma escola integrada é pensar menos violência, menos evasão, menos fracasso escolar; é derrubar os muros da desigualdade social e permitir que os alunos tenham acesso a outros saberes, é olhar para frente, é olhar com sonhos para as Universidades e o sistema de cotas.

É um olhar para novas oportunidades. É um sonho de um pais igualitário com diferentes atores e que não pode faltar a voz da militância e dos partidos.

*Presidenta do Diretório Municipal de Macaé-RJ. Coordenação Fórum Regional Norte Fluminense de Mulheres Negras Pós Graduada em Estudos Culturais e Históricos da Diáspora Africana