Ministro da Casa Civil, Rui Costa | Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, fez críticas ao Banco Central (BC) nesta terça-feira (20) durante almoço da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, em Brasília. “Nada justifica esse patamar de juros”, disse. Rui Costa afirmou ainda que o Banco Central “não está mantendo a taxa de juros” em 13,75%, “está aumentando a taxa de juros” praticada no país.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central iniciou nesta terça-feira a reunião para decidir os rumos da taxa básica de juros (Selic), em 13,75% desde agosto de 2022. O resultado da reunião será divulgado amanhã (21).

Em seu discurso a empresários, Rui Costa lembrou que com a inflação acumulada nos últimos 12 meses até maio em 4,07%, segundo o IBGE, e com a Selic inalterada, os juros reais estão aumentando no Brasil.

“O único elemento que falta para a gente ter um crescimento substantivo é a queda da taxa Selic”, disse Rui Costa. “O Banco Central não está mantendo a taxa de juros, o Banco Central está aumentando todos os meses a taxa de juros. Se a inflação cai e a Selic se mantém, o que nós temos a rigor é o aumento da taxa real de juros.”

O ministro argumentou que uma taxa de juros menor contribuiria para “números de crescimento ainda mais expressivos”, disse citando o último Boletim Focus do BC, que elevou a projeção do crescimento do PIB do Brasil para este ano de 1,84% para 2,14%. “Todos esperamos a queda da Selic para que possamos comemorar números de crescimento ainda mais expressivos”, defendeu Rui Costa.

Fonte: Página 8