Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Bolsonaristas ou ex-bolsonaristas tem aprendido que o tempo de falar qualquer barbaridade com a certeza de impunidade ficou para trás. A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Sergio Moro (União-PR), que deve apresentar defesa em um prazo de 15 dias por ter caluniado o ministro Gilmar Mendes, do Supremo.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Moro diz: “Não, isso é fiança, instituto…para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”.

A sugestão de que o decano do STF venda habeas corpus foi denunciada pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, após representação do advogado do ministro.

Na petição do Ministério Público Federal, Lindôra coloca que Moro “agiu com a nítida intenção de macular a imagem e a honra objetiva do ofendido, tentando descredibilizar a sua atuação como magistrado da mais alta Corte do País”.

A assessoria de Moro indicou que o vídeo foi editado, que ele não foi ouvido e que a denúncia da PGR não tem base.

Caso a defesa do senador não apresente justificativas ou Cármen Lúcia as recuse, Moro pode virar réu e responder por prática do crime de calúnia.

Leia a íntegra do despacho recebido por Cármen Lúcia.