Drone norte-americano sobrevoava o Mar Negro em direção ao espaço aéreo da Rússia | Foto: Reprodução

Um drone americano da série MQ-9 caiu no Mar Negro devido a suas próprias manobras bruscas, os caças russos não entraram em contato com ele, disse o Ministério da Defesa russo na terça-feira (14), repelindo acusação, feita pelo comando norte-americano na Europa, de que teria havido uma “interceptação não profissional e insegura” de parte de um Su-27. O incidente ocorreu pela manhã na região da Crimeia.

O MD russo revelou que o drone com transponders desligados voou em direção à Rússia, violando as fronteiras da zona do regime temporário de utilização do espaço aéreo estabelecido para efeitos de realização da operação militar especial, causando a decolagem de caças da defesa aérea russa.

“Como resultado de manobras bruscas por volta das 9h30, horário de Moscou, o veículo aéreo não tripulado MQ-9 entrou em voo descontrolado com perda de altitude e colidiu com a superfície da água”, disse o Ministério da Defesa.

O departamento enfatizou que os caças russos não usaram armas aerotransportadas e não entraram em contato com o drone. Após a partida, eles retornaram em segurança ao campo de aviação de origem.

Conforme o comando norte-americano, um caça russo Su-27 supostamente colidiu com um drone americano MQ-9, afetando sua hélice, quando voava sobre águas do Mar Negro.

“PROVOCAÇÃO”

A Rússia vê o incidente com um drone norte-americano no Mar Negro como “uma provocação”, disse o embaixador Antonov à secretária de Estado adjunta para Assuntos Europeus e Eurasiáticos, Karen Donfried. Ele descreveu os contatos com o lado americano como “construtivos” e uma troca de posições e preocupações sobre a situação do UAV abatido.

O lado americano protestou em relação às “ações não profissionais” atribuídas à Rússia.

Por sua vez, Antonov observou que aeronaves e navios americanos não têm nada a ver perto das fronteiras russas. “Você pode imaginar que tal aeronave, um drone, apareça de repente perto de Nova York ou São Francisco? Você pode imaginar qual será a reação da mídia americana, do Pentágono em relação a tal drone?”, ele perguntou a Donfried.

Mais cedo, o coordenador de Comunicações Estratégicas da Casa Branca, John Kirby, prometeu novas provocações ao asseverar que Washington “vai continuar a voar e operar no espaço aéreo internacional e águas internacionais”. Na sequência, durante uma coletiva de imprensa à tarde, o porta-voz do Pentágono, Patrick Ryder, recusou-se a revelar se o drone que caiu sobre o mar Negro estava armado.

Fonte: Papiro