Dois anos depois do Favela Vive 4, a dupla de hip-hop ADL – Além da Loucura, lançou a quinta edição do projeto que já fez história no gênero. São canções de protesto de nove minutos de duração que fazem um mosaico sobre a vida nas favelas, em contraste com o ambiente político que as exclui.

Depois que o hip-hop se tornou trecho obrigatório em qualquer produção pop, o ADL não faz concessões na estética: músicas longas, tensas, sem batida dançante, sem trecho melódico, nem clima de festa. Mas um fluxo de ideias que inverte raciocínios e convoca à consciência, numa convergência entre poesia com filosofia.

Cada rapper traz sua identidade poética e sonora num texto contundente, e tenso, sem medo de tocar nas verdades mais difíceis. Até a sambista abriu mão da cuíca e do tamborim para soltar o verbo em tom de revolta e uma base sombria. Dá vontade de ver “Dona Leci”, como dizem os rappers, fazer mais hip-hop. O Lerererê de Zé do Caroço está lá, rimando com Quem matou Marielle Franco, a líder que nasceu das favelas da Maré.

O videoclipe de Favela Vive 5 junta Leci Brandão, MC Hariel, MC Marechal, Lord, DK47 e Major RD, para o projeto icônico do rap nacional, que traz uma letra com as demandas mais pungentes da periferia brasileira.

Do alto de seus 78 anos de música e luta, Leci agradeceu nas redes sociais a oportunidade de participar do projeto, que ela considera maravilhoso. “Convido todos vocês a não só assistirem, mas refletirem sobre as letras cantadas nessa música de protesto”, diz.

https://youtube.com/watch?v=R_4Clufmtq8%3Ffeature%3Doembed

A comparação de Favela Vive 5 com Zé do Caroço é inevitável, pois  a realidade nas comunidades mais pobres do país continua dolorida como a do Morro do Pau da Bandeira, daqueles anos de ditadura militar. A canção de Leci é uma das mais gravadas da MPB e só pôde ser lançada em 1985, depois que o regime militar acabou.

“A realidade nas nossas favelas ainda é muito mais próxima daquela que cantei em Zé do Caroço do que desejávamos. E iniciativas como essa que dão voz para as comunidades são aliadas da nossa luta diária”, comparou a deputada do PCdoB de São Paulo.

O clipe, que ultrapassa três milhões e meio de visualizações no YouTube, foi filmado na favela do Rosário em Teresópolis, cidade natal dos idealizadores, os manos do ADL (Lord, DK47 e Índio). A produção foi toda feita por uma equipe local. A série toda já acumula perto de 200 milhões de views, num número raro para o hip-hop nacional.

A primeira parte do Favela Vive foi lançada no ano de 2016 e contou com versos de ADL, Sant, Raillow e Froid. A parte 02, saiu no mesmo ano e contou com versos de ADL, BK, Funkero E MV Bill. A parte 03 do projeto, chegou no ano de 2018 e contou com versos de Djonga, ADL, Choice, Menor do Chapa e Negra Li. No ano de 2020, saiu a parte quatro do Favela Vive, que contou com ADL, MC Cabelinho, Kmila CDD, Orochi, Cesar MC e Edi Rock.

O pertencimento à comunidade é um dos pontos altos da nova edição de “Favela Vive”, que se tornou uma referência no mundo do rap e nas periferias brasileiras.

O rapper Lord celebrou a chegada da quinta edição: “É uma vitória e conquista pessoal. O ‘Favela Vive’ é mais que um projeto pessoal, é a voz das favelas, dizendo o que deve ser dito”.

Confira algumas fotos da gravação do clipe oficial do FV5, nas lentes de Beatriz Madeira:

Em sentido horário: Mc Marechal, Leci Brandão, Major RD, Mc Hariel, Lord e DK47

(por Cezar Xavier)