Presidente do Conselho da Federação (Senado da Rússia), Valentine Matvienko, cumprimenta Lula (Embaixada da Rússia no Brasil)

Lula pretende “levar o Brasil de volta ao cenário internacional e esse objetivo deve ser apoiado pela Rússia”, afirmou o senador Konstantin Kosachev, vice-presidente do Conselho da Federação — a câmara alta do Parlamento russo.

Kosachev e a senadora Valentina Matvienko, presidente do Conselho, representaram o presidente Vladimir Putin na posse, no domingo (1º).

“Essa ambição deve ser definitivamente apoiada pela Rússia, sem dúvida. Trabalhamos de perto com o BRICS nos anos anteriores. É importante lembrar que o Sr. Lula, pessoalmente, foi o líder nacional que iniciou esse formato, e, pelo que entendi, ele continua acreditando no BRICS e deseja fazer mais para fortalecer seu potencial”, assinalou o senador em entrevista à Sputnik Brasil.

Kosachev apontou que o grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) continua tendo um papel relevante no sentido de “trazer a multipolaridade para as relações internacionais”. Segundo ele, a maioria dos problemas e conflitos globais tem raiz na “tentativa dos países ocidentais de dominar o mundo, de guiar o mundo, de impor à outra parte do mundo seus próprios valores, interesses, padrões”.

“Isso não é aceitável para a maioria dos países do mundo e definitivamente não é aceitável para países como a Rússia e o Brasil. Acredito que, quando fortalecemos nossa cooperação dentro do BRICS, não resolvemos apenas os problemas de nosso próprio desenvolvimento. Através desse tipo de cooperação, servimos aos interesses de todo o mundo”, avaliou o senador.

Na sua avaliação, ao contrário do governo do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, Lula tem interesse em reativar suas relações bilaterais em todos os continentes.

Kosachev ressaltou que o Brasil é tradicionalmente o maior parceiro comercial e econômico da Rússia na América Latina. Cerca de 30% das receitas russas do comércio com a região vêm do Brasil, informou. Dessa forma, afirmou o senador, o desenvolvimento das relações entre os países é de interesse mútuo.

A senadora Valentina Matvienko disse que Lula confirmou sua disponibilidade para visitar a Rússia e São Petersburgo em particular, e ela se dsipôs para ser uma guia na capital do norte da Rússia. “Porque ninguém vai lhe mostrar São Petersburgo melhor do que eu”, brincou Matvienko.

Papiro (BL)