A invasão em Brasília foi a principal manchete na imprensa internacional durante toda a tarde de domingo (8). Veículos estrangeiros compararam o ocorrido na capital do Brasil ao ataque ao Capitólio, nos Estados Unidos, em 2021, quando apoiadores de Donald Trump invadiram o local para se manifestar contra a eleição presidencial que elegeu Joe Biden como presidente do país.

O mundo ficou surpreso com a dimensão da recusa de bolsonaristas com a vitória do presidente Luis Inácio Lula da Silva. O jornal americano New York Times transmitiu ao vivo, em vídeio, fotos e textos, a invasão e classificou o ataque como “protesto alimentado por falsas alegações de fraude eleitoral”.

Washington Post e o Liberation, compararam o ocorrido com o Capitólio. “O incidente capturou os estranho paralelos entre Bolsonaro e sua estrela política, Trump, e ocorreu depois de meses em que os especialistas temeram uma ação imitadora no estilo de 6 de janeiro aqui nos EUA”. 

Leia abaixo as principais manchetes da imprensa mundial sobre o assunto:

New York Times, EUA:

Autoridades brasileiras limpam escritórios do governo de manifestantes, diz oficial
Apoiadores de Jair Bolsonaro invadiram o Congresso, a presidência e o Supremo Tribunal Federal na capital, construindo barricadas e quebrando janelas. Mais de 200 pessoas foram presas.

Agência Reuters, Reino Unido

Apoiadores de Bolsonaro saqueiam palácio presidencial, Congresso e Supremo Tribunal Federal

Le Monde, França

No Brasil, bolsonaristas invadem as principais praças do poder por várias horas

Apoiadores do ex-presidente de extrema direita, contrários ao retorno de Lula ao poder, saquearam o Congresso, o Supremo Tribunal Federal e o palácio presidencial em Brasília no domingo. Jair Bolsonaro simplesmente falou em invasões que “quebram” a democracia.

The Guardian, Reino Unido

Tribunal determina afastamento de governador de Brasília após apoiadores de Bolsonaro invadirem o Congresso – como aconteceu

Liberation, França

Tumultos – Em Brasília, os bolsonaristas imitam os trumpistas
Demorou mais de quatro horas para a polícia conseguir retomar o controle de todos os prédios do governo, invadidos por apoiadores do ex-presidente, domingo, 8 de janeiro. A polícia fez mais de 300 prisões.

The Washington Post, EUA

Assalto a palácio presidencial e ao Congresso desafia democracia brasileira

El País, Espanha

Milhares de partidários de Bolsonaro invadem o Congresso, a Presidência e o Supremo Tribunal do Brasil

O presidente Lula acusa seu predecessor de estimular a invasão pela qual ao menos 150 pessoas foram presas.

Clarín, Argentina

Máxima tensão no Brasil – Seguidos de bolsonaro entraram no Congresso, no palácio presidencial do Planalto e no edifício da Corte

Deutsche Welle, Alemanha

Apoiadores de Bolsonaro invadem o Congresso no Brasil

Apoiadores do ex-chefe de Estado brasileiro Jair Bolsonaro invadiram e vandalizaram vários prédios do governo. O presidente Lula da Silva fala em “vândalos fascistas”. Os países estrangeiros também estão chocados.

Asahi, Japão

Policiais atacam invasores do palácio presidencial… Caso de ataque ao parlamento brasileiro

(por Cezar Xavier)