Jornais em todo o mundo denunciam atentado à democracia brasileira (montagem)

A invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) por vândalos bolsonaristas neste domingo (8) foi rechaçada através das manchetes dos principais jornais de todo o mundo como uma agressão à democracia brasileira.

“Apoiadores de Bolsonaro invadem o Congresso do Brasil”, denunciou o The New York Times, frisando que o ataque “ocorre dois meses após ele ter perdido sua candidatura à reeleição”. Agora, explicou, “Bolsonaro está escondido a milhares de quilômetros de distância, na Flórida”.

O Washington Post saiu com a manchete: “Apoiadores de Bolsonaro invadem Congresso, STF e sede da Presidência”.

“No Brasil, centenas de apoiadores de Bolsonaro invadem o Congresso e o palácio presidencial”, apontou a manchete do jornal francês Le Monde, lembrando que “uma semana após a posse do presidente Lula, opositores insistem em perturbar sua volta ao poder”.

O argentino Página12 destacou que “os militantes do ex-presidente de extrema-direita exigem um golpe”, sendo que “parte da horda chegou do Quartel General do Exército, onde foi montado um acampamento contra a chegada de Lula à Presidência”.

O La Vanguardia, da Espanha, relatou que os acampamentos “dos bolsonaristas radicais se multiplicaram em cidades de todo o país”, recordando que no sábado (8), o ministro da Justiça Flávio Dino autorizou a atuação da Força Nacional de Segurança. Neste domingo, disse o La Vanguardia, Dino garantiu que “não prevalecerá” a vontade dos bolsonaristas radicais que invadiram as sedes dos Três Poderes, “em uma manifestação golpista”.

Conforme o mexicano La Jornada, “Lula anuncia intervenção federal diante dos motins de Bolsonaro”, ressaltando a necessidade da medida após os extremistas partidários do ex-presidente terem invadido as sedes dos Três Poderes.

O Le Parisien informou que “a polícia brasileira utilizou bombas de gás lacrimogêneo para tentar repelir” os invasores “que conseguiram entrar no Congresso, em Brasília”, acrescentando que “as imagens impressionantes lembram a invasão do Capitólio nos Estados Unidos”.

“Neste domingo à tarde, centenas de partidários do ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro, que se recusam a admitir a derrota de seu candidato, invadiram os principais edifícios onde as leis do Brasil são decididas, em Brasília”, afirmou o Liberation, para quem o ocorrido dá “uma impressão de déjà-vu”.

Para o britânico The Guardian, os extremistas se recusam a aceitar a vitória de Lula e também compara “a impressionante violação” com a invasão de 6 de janeiro de 2021 do Congresso americano por trumpistas.

Papiro (BL)