Foto: Granma

De tanto os bolsonaristas falarem “Vai pra Cuba” as pessoas foram mesmo! Mas não só os brasileiros, pessoas do mundo inteiro, pois o site TripAdvisor colocou a ilha como o principal destino turístico para 2023. No topo da lista “Trending Destinations — World”, Cuba é seguida, veja só, por outro país socialista: o Vietnã.

Aliás, o Vietnã aparece duas vezes na listagem com 25 indicações: em segundo lugar com Cidade Antiga de Hoi An e em décimo primeiro lugar com a cidade de Ho Chi Minh (antiga Saigon) – que leva o nome do líder histórico do povo vietnamita.

Sobre Cuba, o site diz que o país é uma ótima oportunidade de intercâmbio cultural e que a capital Havana concentra uma mistura de arquitetura do velho mundo com a cultura atual. Além disso, destaca a cidade de Trinidad, considerada Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e aconselha a visita ao Vale dos Engenhos de Açúcar.

O turismo de Cuba é uma das principais fontes de receita para o país. Com a pandemia de Covid-19 este mercado foi fortemente abalado, o que afetou a economia cubana. No entanto, com a retomada das atividades após o pico da pandemia, Cuba que controlou muito bem o avanço do vírus com grande vacinação e poucas mortes, já desponta como principal destino turístico mundial pelo site de viagens e informações.

No que se refere à Cidade Antiga de Hoi Na, no Vietnã, é colocado que lugar é um exemplo preservado do importante centro comercial dos séculos XV a XIX, sendo um destino já conhecido por mochileiros e que tem ganhado o gosto de mais turistas. Também se fala que no 14º dia de cada mês lunar a cidade substitui as luzes elétricas por tradicionais lanternas coloridas e indica visitas à Ponte Coberta Japonesa e ao Templo Quan Cong.

Quanto a Ho Chi Minh a descrição sustenta que a maior cidade vietnamita define o ritmo cultural e econômico do país. Fica o destaque da arquitetura colonial francesa, do Museu dos Vestígios de Guerra, do templo Jade Emperor Pagoda, assim como aconselha uma visita ao mercado Bến Thành e ao delta do rio Mekong, passando por arrozais e casas flutuantes.

Confira a lista completa do TripAdvisor:

1. Cuba

2. Cidade Antiga de Hoi An, Vietnã

3. Ilhas Maurício

4. Siem Reap, Camboja

5. Chiang Mai, Tailândia

6. Ilhas Cayman, Caribe

7. Fez, Marrocos

8. Baku, Azerbaijão

9. Katmandu, Nepal

10. Cracóvia, Polônia

11. Ho Chi Minh, Vietnã

12. Lanzarote, Ilhas Canárias

13. Santiago, Chile

14. Juneau, Alasca

15. Cidade do Panamá, Panamá

16. Ilha Panai, ilhas Visayas

17. Lombok, Indonésia

18. Ilha do Sal, Cabo Verde

19. Viena, Áustria

20. Pafos, Chipre

21. Agadir, Marrocos

22. Marmaris, Turquia

23. Bucareste, Romênia

24. Bruxelas, Bélgica

25. Copenhague, Dinamarca