O presidente eleito Lula e o líder argentino, Alberto Fernández | Foto foi publicada em 30 de outubro de 2022 por Fernández nas redes sociais

O Ministério das Relações Exteriores enviou nesta quarta (30), a todos os chefes de Estado e de governo que mantém relações com o Brasil, um convite para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1° de janeiro de 2023. Até o momento, representantes de, ao menos, dez países confirmaram presença.

O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, é um dos confirmados. Após uma conturbada relação com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), o mandatário alemão passará o réveillon no Brasil, onde tem agendas entre os dias 31 de dezembro a 3 de janeiro, com visitas a Brasília e Manaus.

“Com a sua presença, o presidente [da Alemanha] saúda a mudança democrática de poder no maior país da América Latina e pretende impulsionar uma nova fase da parceria estratégica com o Brasil”, informou nota divulgada pela Embaixada da Alemanha.

O embaixador alemão, Heiko Thoms, comentou a notícia em seu Twitter e disse estar “muito feliz” com a vinda do Steinmeier ao Brasil.

No dia seguinte à posse, Steinmeier viaja a Manaus acompanhado da ministra alemã do Meio Ambiente, Steffi Lemke. Com a visita à Amazônia, o mandatário alemão vai reafirmar “o apoio alemão à proteção da floresta tropical” e destacar “sua importância para a política climática internacional”. Ainda segundo a nota, Steinmeier espera uma dinâmica positiva na proteção da floresta com a posse do novo governo.

O presidente argentino, Alberto Fernández, também estará presente. A confirmação veio nesta quinta (1º) através do embaixador da Argentina, Daniel Scioli, após encontro com Lula.  

A vinda de Fernández simboliza a retomada da relação entre Brasil e Argentina. Os países-irmãos se mantiveram distantes durante o governo de Jair Bolsonaro, que repetiu duras críticas aos governantes argentinos, citando várias vezes Fernández e sua vice, Cristina Kirchner. Bolsonaro não compareceu à posse presidencial de Fernández em 2019.

A presidente de Honduras, Xiomara Castro, é outra confirmada na posse. “Primeiro de janeiro de 2023 estarei viajando ao Brasil para a posse do presidente Lula e assim retomar e resgatar o financiamento para as represas de Los Llanitos e Jicatuyo”, disse por vídeo.

Igualmente afirmam presença os países da comunidade de língua portuguesa, da África e aliados da América do Sul.

Os Estados Unidos informaram que enviarão uma grande comitiva para cerimônia de posse. O governo dos EUA reservou 200 quartos em hotel de Brasília para ocasião, mas ainda não decidiu quem será o alto representante do país na celebração.

A presença de Biden não está descartada, mas é provável que o país seja representado pela vice-presidente, Kamala Harris ou alguma outra autoridade do primeiro escalão, como o secretário de Estado, Antony Blinken, ou o Alto Representante para o Clima, John Kerry, que já havia se reunido com Lula na Cop-27, no Egito.

__
com informações de agências