O movimento Engenharia pela Democracia (EngD) denunciou nesta sexta-feira (2) a posição antidemocrática da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs). Em nota divulgada na quarta-feira (30) pelo presidente de seu Conselho Deliberativo, Luis Roberto Ponte, a Sergs defende um golpe de Estado no Brasil, liderado pelo Poder Executivo e pelas Forças Armadas, para impedir a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo a EngD, a “nota fascista” é uma “criminosa afronta à Constituição e ao Estado Democrático de Direito” que deve ser retirada da internet. O movimento também exige que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o STF (Supremo Tribunal Federal) “apurem e punam exemplarmente os responsáveis na forma da Lei”.

Confira abaixo a nota da Engenharia pela Democracia.

EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Punição aos responsáveis pela nota golpista da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS)

A Engenharia pela Democracia (EngD), movimento nacional que reúne profissionais dos diversos campos do conhecimento que interagem ou atuam nas áreas da engenharia, ciência e tecnologia, conclama à mobilização de todas as entidades, conselhos profissionais, partidos e movimentos democráticos para repudiar a nota fascista lançada pelo presidente do Conselho Deliberativo da SERGS no dia 30 de novembro próximo, onde é defendido abertamente um golpe de estado pelas Forças Armadas para impedir a posse do Presidente Lula, eleito pela soberana vontade popular em eleições limpas e democráticas.

Tratando-se de criminosa afronta à Constituição e ao Estado Democrático de Direito, solicitamos ao TSE e STF que determinem a imediata retirada da execrável nota do portal da SERGS na internet, apurem e punam exemplarmente os responsáveis na forma da Lei.

Tolerância zero ao fascismo! Viva a Democracia!

São Paulo, 02 de dezembro de 2022.

EngD – Engenharia pela Democracia