Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay irão a Campinas (SP) nesta semana para um compromisso atípico na história do quarteto. Em vez de se apresentarem em alguma casa de shows ou praça pública, os integrantes dos Racionais MC’s darão uma aula aberta na noite de quarta-feira (30), no Centro de Convenções da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Os três auditórios do local estarão cheios: os 700 ingressos disponibilizados pela universidade para o público se esgotaram em questão de horas. Mas a página do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp transmitirá a aula ao vivo.

A aula aberta é parte da disciplina “Tópicos Especiais em Antropologia IV – Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro”, ministrada pela professora Jaqueline Santos. Estão na organização do evento o Centro de Estudos de Migrações Internacionais, o Arquivo Edgard Leuenroth do IFCH e o Afro-Cebrap (Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).

Não é a primeira deferência da Unicamp aos Racionais. Sobrevivendo ao Inferno, lançado pelo grupo em 1997 e considerado um ícone do hip-hop brasileiro, é leitura obrigatória do Vestibular da Unicamp desde 2020. O álbum foi incluído na categoria “poesia”.

O grupo, fundado em 1988, também foi retratado no excelente documentário Racionais – Das Ruas de São Paulo pro Mundo, de Juliana Vicente. A produção teve exibição única na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 31 de outubro, e está disponível na Netflix.