"Vamos construir uma sinfonia humana, conclama Putin no Fórum de Valdai | (Mikhail Metzel/AFP)

“A Ucrânia praticamente perdeu sua soberania e está sendo governada diretamente a partir dos EUA”, que a usa como “aríete” contra a Rússia e as organizações de que Moscou faz parte, afirmou o presidente Vladimir Putin em um encontro com os chefes dos serviços de inteligência dos países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) na quarta-feira (26).

O presidente russo ressaltou que o mundo está se tornando multipolar, mas alguns atores estão tentando manter a sua hegemonia a qualquer preço, o que faz com que o risco de conflitos no mundo permaneça muito elevado. “A tática de chantagem, pressão, intimidação há muito que tem sido utilizada por alguns países praticamente em toda a área da Comunidade”, acrescentou.

Quanto ao papel do regime de Kiev de aríete a serviço de Washington e o que isso representa para os países da CEI, o presidente russo advertiu que “não param as tentativas de realizar revoluções coloridas, estão sendo atiçados conflitos armados que ameaçam diretamente a segurança de todos os países membros e a carta do chauvinismo e do extremismo está sendo usada ativamente”.

De acordo com suas palavras, os países da Comunidade nunca enfrentaram até agora “ameaças terroristas como hoje”, sendo o objetivo comum dos países defender as suas populações. “O território ucraniano foi transformado em um polígono para experimentos biológico-militares, e agora está sendo inundado com armas, inclusive pesadas. Não passa também despercebido o desejo do regime de Kiev de obter armas nucleares”, assinalou Putin.

SHOIGU TELEFONA AO PENTÁGONO SOBRE ‘BOMBA SUJA’

Conforme o presidente Putin, a Rússia também está ciente dos planos da Ucrânia de usar a chamada “bomba suja” para provocações. A ‘bomba nuclear suja’ é um dispositivo que junta lixo radioativo e explosivos e causa contaminação radioativa em uma área extensa ao explodir.

A questão da ‘bomba suja’ já foi levada pela Rússia ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, às principais instâncias da ONU e à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

O próprio ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, e seu chefe de Estado Maior, Valery Gerasimov, telefonaram nos dias 24 e 25 aos congêneres da França, Turquia, Estados Unidos e Inglaterra para informar oficialmente de que têm provas de que essa provocação ucraniana está sendo preparada, e advertir sobre as consequências desse terrorismo nuclear. Também a Otan foi informada.

Peritos da AIEA irão para Kiev e Zholtie Vodi nos próximos dias, após alertas russos sobre a preparação de uma bomba suja na Ucrânia, declarou o representante permanente russo em organizações internacionais em Viena, Mikhail Ulyanov. “Em pouco mais de uma semana saberemos os resultados preliminares dessas visitas”, sublinhou Ulyanov.

Por sua vez, embaixador da Rússia nas Nações Unidas, Vasili Nebenzia, assegurou que seu país tratará o uso de uma bomba suja pelo regime de Volodymyr Zelensky como um ato terrorista.

O secretário de Estado Antony Blinken e suas contrapartes britânica, James Cleverly, e francesa, Catherine Colonna, rejeitaram as denúncias russas, atribuindo-as à vontade russa de “escalada” do conflito.

“A Rússia emitiu um aviso que visa impedir a Ucrânia de usar uma bomba suja. Este aviso visa sinceramente manter a paz e a estabilidade, não aumentar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. É totalmente inaceitável. Isso seria uma catástrofe ambiental e humanitária, uma escalada da guerra e uma mudança em sua natureza”, disse à Sputnik o especialista da Universidade Popular da China, Zhou Rong.

Papiro
(BL)