Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – que se enfrentaram diretamente nas eleições de 1994 e 1998 – estão agora no mesmo palanque. Na manhã desta quarta-feira (5), FHC usou suas redes sociais para declarar apoio à candidatura de Lula no segundo turno das eleições presidenciais.

“Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva”, registrou o tucano. Além da declaração, FHC, de 91 anos, postou duas fotos de encontros dos ex-presidentes.

Lula também usou as redes para agradecer à manifestação do antigo adversário. “Pela democracia e pela inclusão social. Obrigado pelo seu voto e confiança. O Brasil precisa de diálogo e de paz”, escreveu o petista.

FHC se soma a outros quadros e militantes do PSDB que já haviam aderido à campanha de Lula. É o caso de Aloysio Nunes, Tasso Jereissati e José Serra. A exemplo de FHC, Serra também já disputou uma eleição presidencial contra Lula – eles foram ao segundo turno no pleito de 2002, vencido pelo petista.

Na terça (4), o PSDB – que apoiou Simone Tebet (MDB) no primeiro turno – liberou os diretórios estaduais em relação ao segundo turno. Lula encara o atual presidente, Jair Bolsonaro, em 30 de outubro, no turno final da eleição 2022.