Plenaria do Comitê Central aprova comunicado ao 20º Congresso do PC da China (CGTN)

“Nós reunimos nossos esforços para erradicar a pobreza absoluta e demos especial ênfase à garantia e melhoria do bem-estar das pessoas”, afirma o comunicado aprovado na sétima sessão plenária do 19ª Comitê Central do Partido Comunista Chinês (PCCh).

O informe é preparatório para o 20º Congresso do PCCh que tem início neste domingo, dia 16, com a sua leitura.

No comunicado da sessão plenária, que resultou da discussão pelo Comitê Central do relatório de trabalho do Birô Político, apresentado pelo secretário-geral do PCCh, Xi Jinping, é destacado que a China “tem avançado no desenvolvimento de alta qualidade, aprofundando a reforma e a abertura, desenvolvendo a democracia popular em todo o processo e melhorando seu trabalho nos campos da comunicação, ideologia e cultura”.

“Nos cinco anos, o Comitê Central do PCCh”, diz ainda o comunicado, “com o camarada Xi Jinping como núcleo ergueu a grande bandeira do socialismo com características chinesas, implementou integralmente as diretrizes do 19º Congresso Nacional do PCCh e as plenárias do 19º Comitê Central e seguiu a orientação do marxismo-leninismo, o pensamento de Mao Tsé Tung, a teoria de Deng Xiaoping, a teoria das Três Representações*, as perspectivas científicas sobre o desenvolvimento e o pensamento de Xi Jinping sobre o socialismo com características chinesas para uma nova era”.

“O Comitê Central do PCCh uniu e liderou todo o Partido, os militares e chineses de todos os grupos étnicos em esforços conjuntos para realizar nossa grande luta, desenvolver nosso grande projeto, avançar nossa grande causa e perseguir nosso grande sonho”, assinala.

O comunicado também ressalta a dedicação “para promover a conservação ecológica e a proteção ambiental, acelerando os passos na modernização da defesa nacional e das forças armadas, avançando vigorosamente a diplomacia com características chinesas e exercendo um autogoverno completo e rigoroso”.

Luta contra interferência estrangeira

“O país vem lutando resolutamente contra o separatismo e a interferência estrangeira e respondeu adequadamente aos riscos e desafios trazidos pela crise na Ucrânia. Todos esses esforços ajudaram a manter um ambiente econômico estável e saudável, uma sociedade segura e pacífica e uma unidade política de integridade e honestidade, levando a causa do Partido e do país a colher novas e importantes conquistas”, prossegue o documento do Comitê Central.

“Permanecendo comprometidos com o princípio de uma só China, demonstramos nossa determinação e capacidade de salvaguardar nossa soberania e integridade territorial e lutar contra quaisquer armações ou atividades separatistas por uma suposta ‘independência de Taiwan’. Dando prioridade máxima aos interesses nacionais e à política interna, conseguimos manter a determinação estratégica e levamos adiante o espírito de luta. Nossa dignidade nacional e interesses fundamentais foram salvaguardados através de lutas, e a iniciativa de desenvolvimento e segurança foi firmemente agarrada em nossas mãos”, enfatiza o documento.

“Nos últimos cinco anos, o Comitê Central do PCCh, com o camarada Xi Jinping em seu núcleo, uniu e liderou todo o Partido, as forças armadas e o povo de todos os grupos étnicos para completar a missão histórica de construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos e, assim, realizar a primeira meta centenária, e embarcar em uma nova jornada para construir um país socialista moderno em todos os aspectos e avançar rumo à segunda meta centenária”, sintetiza o comunicado.

*Teoria que defende que o Partido Comunista da China deve ser o representante das forças produtivas sociais, da cultura avançada e dos interesses da esmagadora maioria do povo.

Papiro

(BL)