A candidata ao Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) ao lado do ex-presidente Lula.

“Quero saudar esse povo guerreiro, marcado por tantas batalhas importantes na história; que tem no rio Amazonas a origem do seu nome, mas que também corre a lenda que é inspirado nas mulheres guerreiras”. Assim, teve início a fala de Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB, que saudou Vanessa Grazziotin em nome das mulheres amazonenses, durante o comício do candidato presidencial Luis Inácio Lula da Silva, em Manaus.

“Aqui nesta noite, quero saudar uma grande guerreira do Amazonas, Vanessa Grazziotin. Já foi senadora da República, deputada federal e agora está aqui nessa luta com a gente”, disse Luciana Santos. Vanessa, que é candidata a deputada federal pelo Amazonas, recebeu aplausos e o carinho do público presente.

A presidenta do PCdoB, Luciana Santos, saúda a candidata ao Senado pelo Amazonas, Vanessa Grazziotin.

Lula trouxe uma palavra de esperança para o povo amazonense e lembrou que os estados brasileiros foram todos bem tratados em seu governo. Falou sobre os programas que beneficiaram os brasileiros, dos alunos que entraram nas universidades, a quantidade escolas técnicas construídas, o “Minha Casa, minha vida”, os 22 milhões de empregos com carteira assinada, o PAC e outros programas.

Lula explicou que é candidato porque quer cuidar do povo brasileiro, como fez com programas de combate à fome, com o aumento real do salário mínimo em 74%, com a agricultura familiar e com o fortalecimento da merenda escolar. “Uma vida de amor e não de ódio, uma vida de progressos e não retrocessos”, disse.

O formato do comício, que já vem sendo utilizado em cidades brasileiras, com músicas nacionais em homenagem a Lula e jungles de candidatos majoritários, foram cantadas com muita animação pelo público presente, enquanto todos aguardavam a chegada da comitiva.

Lula chegou acompanhado de Rosângela Silva, sua esposa, que tem sido presença ativa em sua campanha, de Aloizio Mercadante (PT), coordenador do seu programa de governo, de Luciana Santos, presidenta do PCdoB, do senador Randolfe Rodrigues (Rede) e de Márcio Macedo, vice-presidente do PT.                   

Acompanhavam a comitiva, os candidatos a governador Eduardo Braga e sua candidata à vice-governadora, Ane Moura e o candidato a senador, Omar Aziz, que discursaram no comício. Os candidatos a deputados federais da Federação Brasil da Esperança receberam a comitiva de Lula no palanque e não discursaram.

Lula encanta os amazonenses

O canto do hino nacional, à capela, por Márcia Siqueira, foi o ponto alto que abriu o comício. Em seguida, os músicos amazonenses ofereceram uma versão regional para a música de campanha “Sem medo de ser feliz”. O formato do comício que vem sendo realizado nacionalmente envolveu os amazonenses, que cantaram junto as músicas da campanha de Lula.

Chamado de canalha fascista por Randolfe Rodrigues, pela atitude criminosa que teve para com os amazonenses durante a pandemia, o atual presidente do país foi tratado como “profeta da morte” e “destruidor da Amazônia”.

(por Regina Melo, direto de Manaus)