Putin recebe credenciais do embaixador do Burundi, Emmanuel Tungamwese (Presidência da Rússia)

A declaração foi feita durante a cerimônia em que Putin recebeu as credenciais dos novos embaixadores de 24 países na Rússia, a quem assinalou que “seu trabalho é realizado nas condições em que os processos de transformação cardinal de toda a arquitetura das relações internacionais estão se acelerando , quando a formação de um sistema de ordem mundial multipolar, mais democrático e justo entra em fase ativa”.

O presidente russo acrescentou que o desenvolvimento do mundo em direção à multipolaridade “infelizmente encontra resistência daqueles que tentam manter seu papel hegemônico nos assuntos mundiais, buscando controlar tudo: América Latina, Europa, Ásia e África”.

“Para consolidar sua posição, eles impõem sanções ilegítimas, exercem pressão por todos os vetores, inclusive, é claro, sobre a Rússia. Mas quem o faz, vê suas ações causarem consequências negativas para si mesmos”, ressaltou.

“Infelizmente, países totalmente inocentes, especialmente aqueles em desenvolvimento e os mais pobres, sofrem com essa política”, declarou.

Apesar de tudo, ele enfatizou, a Rússia não se desviará de seu caminho soberano. “Como membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, pretendemos continuar promovendo a agenda internacional, contribuindo para a busca de respostas efetivas aos desafios e inúmeras ameaças do nosso tempo, promovendo a solução de graves conflitos regionais”, concluiu o chefe de Estado russo.

Papiro