Carlos Augustin | Foto; Reprodução

Um dos maiores vendedores de sementes de soja do país, Carlos Ernesto Augustin, conhecido como Teti, está sendo atacado pela milícia digital bolsonarista por apoiar Lula e estar articulando reuniões de seu candidato a vice, Geraldo Alckmin, com produtores rurais.

Os bolsonaristas ficaram irritados porque Carlos Augustin não aderiu aos ataques mentirosos que estão sendo divulgados contra Lula. Eles passaram a circular no Whatsapp uma imagem que pede boicote às suas empresas.

“Seu dono apoia Lula e o PT, apoia invasão de terras pelo MST, apoia restrição à liberdade, apoia a insegurança jurídica, apoia a descriminalização das drogas, apoia a ideologia de gênero para crianças, apoia o ataque às famílias”, diz a mensagem, que circula no aplicativo.

Carlos Ernesto Augustin, considerado um dos dez maiores produtores de sementes de soja do Brasil, falou que “essa não é a primeira vez que acontece comigo. Eu tenho 20 vendedores no campo, todos eles receberam isso. Cadê meu direito político de pensar numa coisa? Eu posso quebrar por causa disso?”.

Ele disse que só não está “fichado no Dops [Departamento de Ordem Política e Social, órgão de prisões de democratas e torturas vigente durante a ditadura] porque não existe mais Dops, mas estou na mira do ‘gabinete do ódio’”. “O remetente dessa campanha está muito claro. É o Palácio do Planalto. O agricultor que pensar diferente dos bolsonaristas está fichado e se ele manifestar opinião nas mídias e for empresário, eles vão tentar acabar com o negócio”.

Os bolsonaristas não aceitam que Augustin não tenha aderido à campanha mentirosa contra Lula, que tenta usar um trecho de sua entrevista no Jornal Nacional para falar que ele chamou todos os produtores rurais de “fascistas”.

Carlos Ernesto Augustin aponta que Lula, na verdade, se referiu “a certos integrantes radicais”, como os que estavam com o cantor Sérgio Reis para tentar um golpe, em 2021, e os que desmatam ilegalmente.

“Sérgio Reis estava reunido com toda diretoria da Aprosoja [Associação de Produtores de Soja], de onde saiu um videozinho famoso dizendo que se esses caras não saíssem por bem, os ministros do STF, eles sairiam por mal. Isso todo o Brasil ficou sabendo. Isso é uma brincadeira? É uma brincadeira o presidente da República dizer assim: não vou mais respeitar o Judiciário?”, questionou.

Para Augustin, Lula se referiu a um problema verdadeiro do agronegócio.

“O problema não é um agricultor correto, o problema está em outro lugar. O problema está num cara sem vergonha, um criminoso que faz isso de forma irregular. E ele faz pressão econômica, pressão sobre os parlamentares para legalizar o ato criminoso dele. Bota fogo na caminhonete do Ibama. Aí vai o presidente da República, de uma certa forma, dando apoio a esse pessoal”, afirmou.

“Esse antagonismo entre meio ambiente e produção, ele não precisa existir”, enfatizou.

Ainda assim, o vendedor de semente de soja reconhece que Lula “não precisava se referir ao agronegócio dessa maneira. Ele generalizou. Eu vou sugerir que ele peça desculpas, não devia ter feito isso. Não é a realidade geral”.

“Para os indecisos, foi ruim. O presidente tem que enaltecer o agro pela importância que ele tem no Brasil. Agora, tem que ter correções? Claro. Correções ambientais, que não custam caro e nos dão dinheiro”, acrescentou.

Teti disse que está organizando uma reunião entre Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo e candidato a vice-presidente na chapa de Lula, e produtores rurais para ajudar na campanha eleitoral.

Página 8