O canal "Duma TV" foi encerrado neste sábado sob o pretexto de “violação dos Termos de Serviço”

O canal russo de YouTube “Duma TV”, uma das vias de transmissão da Câmara Baixa do Parlamento da Rússia, foi bloqueado neste sábado (9). Com a decisão, o negócio de propriedade da holding Alphabet, multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos, amplia a violação dos direitos da Rússia de acessar os meios de comunicação, exercendo ilegalmente a censura, com base em normas de uma potência estrangeira e hostil ao país.

Frente ao atropelo, o porta-voz da Duma, Vyacheslav Volodin, assinalou que a ação do YouTube é mais uma prova de violações de direitos e liberdade por parte de Washington. “Os EUA querem obter o monopólio da promoção da informação. Não podemos deixar isso acontecer”, sublinhou Volodin.

A censura causou uma reação contundente e imediata das autoridades russas, frente a mais esse ataque à liberdade diante de possibilidade de que o serviço de streaming pode enfrentar restrições.

“Pelo que parece, o YouTube assinou seu próprio mandado. Salve o conteúdo, transfira-o para plataformas russas. E apresse-se”, declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, no serviço de mensagens Telegram.

A instituição responsável pelas comunicações exigiu que o Google restabelecesse prontamente o acesso ao canal da Duma.

“A empresa americana de TI adere a uma posição anti-russa pronunciada na guerra de informação desencadeada pelo Ocidente contra nosso país”, afirmou o Roskomnadzor, órgão russo responsável pela regulamentação das comunicações.

Diante das penalidades, a multinacional estadunidense tergiversou, alegando que “se descobrir que uma conta viola nossos Termos de Serviço, tomamos as medidas apropriadas”. Segundo o Youtube suas equipes supostamente estariam “monitorando de perto a situação em busca de atualizações e alterações”.