Xi disse que o país criou um “exemplo da China” de redução da pobreza e contribui para a redução global

O presidente Xi Jinping declarou a “vitória completa” da China na erradicação da pobreza absoluta durante uma conferência em Pequim para marcar as conquistas do país e premiar os trabalhadores-modelo, na quinta-feira (25).

Em seu discurso o presidente, que também é secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China, registrou que esse importante avanço da sociedade foi por meio do esforço conjunto de todas as etnias do país.

Um total de 98,99 milhões de pessoas afetadas pela pobreza nas áreas rurais vivenciou uma melhoria nas suas condições de vida, com 832 condados e 128.000 vilarejos removidos da lista de pobreza, nos últimos oito anos.

A eliminação da pobreza nas áreas rurais é uma contribuição fundamental para atingir o objetivo de construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos, enfatizou Xi Jinping.

Desde o final de 2012, a China construiu ou atualizou 1,1 milhão de km de estradas rurais, realizou um fornecimento confiável de energia para as áreas rurais e expandiu o acesso à internet por fibra óptica e a cobertura de sinal 4G para mais de 98% de seus vilarejos pobres.

Durante o mesmo período, cerca de 25,68 milhões de pessoas de 7,9 milhões de famílias viram suas casas, antes em mau estado, reformadas, e mais de 9,6 milhões de pessoas foram realocadas de áreas para locais com estrutura mais desenvolvida.

Além disso, 28 grupos de minorias étnicas com população relativamente pequena saíram da pobreza coletivamente.

Xi disse que o país criou um “exemplo da China” de redução da pobreza, além de fazer grandes contribuições para a redução global da pobreza.

Observou ainda que o país busca melhorar o seu mecanismo de monitoramento de assistência, pois isso evitará que as pessoas que superaram a condição de pobreza retornem a ela. Para isso, será acompanhado o desenvolvimento dos distritos e aldeias onde grande parte das populações foram retirados dessa condição.

Citou os esforços que continuarão a fim de manter os empregos estáveis, a formação das pessoas em habilidades profissionais e também movimentos para fortalecer a cooperação entre as regiões do leste e oeste, garantindo assim a promoção de mais empregos.

A China tirou 770 milhões de residentes rurais da pobreza desde o início da reforma há mais de 40 anos, quando calculada de acordo com a linha de pobreza atual da China, respondendo por mais de 70 por cento do total global desse tipo de progresso, de acordo com o Banco Mundial.

Enquanto a desigualdade entre ricos e pobres em alguns países continua a aumentar, a China alcançou sua meta de redução da pobreza antes do cronograma aprovado pela ONU. A China também forneceu apoio a outros países em desenvolvimento, contribuindo para a causa global de redução da pobreza, observou Xi.

Zhang Xixian, professor da Escola do Partido do Comitê Central do PCCh, declarou ao jornal Global Times que o espírito de redução da pobreza é o resultado dos esforços de duas gerações de pessoas lideradas pelo PCCh desde a década de 1980, especialmente nos últimos oito anos.

“Isso revigora o PCCh, o que é extremamente importante para o povo chinês em um momento em que o Partido comemorará o 100º aniversário de sua fundação em apenas quatro meses”, assinalou Zhang.

A China cumpriu a meta de erradicação da pobreza definida na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 10 anos antes do previsto, destacou o presidente.