Após conversar com Putin, o presidente Xi enfatizou que é preciso ter em conta a segurança da Rússia

É preciso levar em conta e respeitar as legítimas preocupações de segurança dos países”, afirmou o presidente da China, Xi Jinping, após conversa telefônica com Valdimir Putin. O dirigente chinês defendeu ainda que “torna-se necessário que se abandone a mentalidade de Guerra Fria”.

Ele sugeriu que seja formado “por meio de negociações, um mecanismo equilibrado, eficaz e sustentável [para garantir] a segurança europeia”. Segubndo Xi, a China está pronta para trabalhar com todas as partes da comunidade internacional para promover a segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável e defender firmemente o sistema internacional”, informou o canal CGTN.

“A China tem tido uma atitude responsável e tentado persuadir todos os lados a não aumentar as tensões ou incitar a guerra. Aqueles que seguem a liderança americana atiçam as chamas e depois culpam outros que são os verdadeiros responsáveis”, afirmou Wang Wenbinnesta, porta-voz da chancelaria, na sexta-feira (25). “Entendemos as preocupações legítimas da Rússia em questões de segurança”, disse outro porta-voz da chancelaria.

O presidente russo ressaltou que os Estados Unidos e a OTAN há muito ignoram as preocupações legítimas de segurança da Rússia, renegaram repetidamente seus compromissos e continuaram empurrando as implantações militares para o leste, o que desafiou o resultado estratégico da Rússia.

Ao anunciar a operação militar especial em defesa das repúblicas de Donetsk e Lugansk, Putin se referiu explicitamente às forças nazi-fascistas que derrubaram o governo ucraniano, com apoio dos EUA, em 2014.

Putin cobrou punição para os responsáveis pelos crimes cometidos pelos neonazistas contra a população ucraniana, especialmente contra as de etnia russa. Putin falou do massacre de Odessa onde os nazistas prenderam centenas de pessoas na sede de um sindicato e matou a todos queimados, após incendiar o prédio.

A conversa ente os dois presidentes aconteceu nesta sexta-feira (25), trocando informações e opiniões sobre a atual situação da Ucrânia. Xi enfatizou que a China apoia a Rússia e a Ucrânia na resolução dos problemas que atingem a região e que devem ser saneados por meio de negociações.

O presidente chinês observou que a situação recente no leste da Ucrânia mudou, causando grande preocupação na comunidade internacional. Ele reiterou que a posição da China é a de salvaguardar a soberania e integridade territorial de todos os Estados e cumprir os propósitos e princípios da Carta da ONU.

Durante a conversa por telefone, Xi mais uma vez expressou sua gratidão a Putin por ter vindo à China para participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 e parabenizou os atletas russos por alcançarem o segundo lugar no quadro de medalhas. Putin parabenizou calorosamente todo o povo chinês pelo sucesso total dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim e pelo excelente desempenho da delegação chinesa.