2017 está chegando ao fim. Foi um ano de resistência. Ano de enfrentar os desmandos do governo golpista contra os trabalhadores, contra o Estado nacional e contra o povo brasileiro. Os brasileiros honraram sua tradição de luta pela democracia, soberania nacional, contra o arbítrio e pelos direitos sociais.

Por Walter Sorrentino*

A quantidade de reviravoltas na política nacional nesses últimos tempos faz com que seja mais que necessario um tempo para descansar a mente, recobrar as energias e voltar com a cabeça erguida, a espinha ereta e o coração tranquilo. Por isso nosso blog entra em recesso nesse fim de ano.

Estaremos de volta em 2018, com a mesma disposição de enfrentar, de peito aberto, as adversidades políticas e sociais. Por que este também será um ano de grandes enfrentamentos, mas tenho certeza que será o ano da virada, a favor do nosso povo. Afinal, a luta pela construção de uma nação desenvolvida, soberana, independente e democrática terá um capítulo fundamental durante o processo eleitoral que se aproxima.

Nós últimos dias tenho me debruçado sobre essa questão e buscado arregimentar ideias que apontem para o sucesso do povo brasileiro nessa empreitada. Os textos que indico abaixo caminham nesse sentido.

É importante e fundamental, do ponto de vista político e também da luta de ideias, a polêmica contra o comentarista da direita, Demétrio Magnoli, sobre a questão do estado de bem estar social e o nacionalismo, caracterizando corretamente que o sentimento nacional popular não se confunde com as idéias da direita sobre a nação, espaço essencial para a formulação e implantação de um projeto de desenvolvimento autônomo e conseqüente.

A percepção de que a crise econômica se aprofunda e que não terá saídas nos marcos da política recessiva em curso, mas somente com um projeto nacional de desenvolvimento em que o Estado seja intrumento de impulso e sustentação da produção nacional, incentivando o ingresso do país na economia 4.0, de ponta, também foi tema desse blog.

Por último, considero a união das forças democráticas e de esquerda elemento fundamental na busca de saídas para a crise e para reforçar a resistência e a mobilização do povo, pela retomada da democracia e do desenvolvimento. Teve este sentido a intervenção na 2° Conferência Nacional da Frente Brasil Popular. Isso interage com a luta contra as diversas ameaças à normalidade democrática do pleito de 2018, que passa desde a cassação da candidatura Lula até a proposta de parlamentarismo e suas variantes.

Devemos ter grande disposição para os enfrentamentos que prometem ser intensos.

Sempre na luta, camaradas e amigos. Desejo a todos boas festas e um feliz ano novo.

*Walter Sorrentino é vice-presidente do PCdoB