Acumularam-se fatores de inflexão da realidade em que atuam as forças políticas e sociais em confronto. Duas são suas resultantes mais significativas: a política de frente ampla se impôs por completo no agir das oposições para a derrota de Bolsonaro e o bolsonarismo, e foi aprovada a Lei da Federação partidária no ordenamento legislativo, com uma grande articulação democrática no Congresso Nacional. A caminhada aponta para um 15 de novembro de máxima mobilização de todos quantos se opõem a Bolsonaro.

Por Walter Sorrentino*

São sinais de que antes atuávamos com o vento batendo no peito, agora o vento bate e impulsiona pelas costas a luta das oposições.

O PCdoB lutou denodadamente por essas conquistas que mudam o panorama de desenvolvimento da luta contra Bolsonaro. Fez delas o centro de sua tática, beneficiando a democracia.

Isso demonstra uma vez mais que a luta democrática tem sido marca indelével do PCdoB, e que a legenda centenária representa um marco vivo na história política e institucional no país, identificada com as liberdades, o progresso social e a soberania nacional. Mais uma vez pesou a grande flexibilidade e sagacidade de sua orientação política, operada por quadros políticos de elevada capacidade e respeito, voltados sempre para unir forças para livrar o país da ameaça da extrema-direita e tirá-lo da crise em que está mergulhado.

Para o PCdoB amplas frentes políticas e sociais unitárias foram determinantes para a nação alcançar novos patamares civilizatórios. A atuação em frentes, inclusive eleitorais, fortalece as forças progressistas e é uma concepção constitutiva da identidade dos comunistas, de sua estratégia e tática.

Com a frente ampla e as federações partidárias, abrem-se caminhos promissores para as forças democráticas e para construções políticas de nível superior no âmbito das forças patrióticas, populares e progressistas, amparada na unidade popular, bandeira de esperança, confiança e perspectivas de grandes mudanças na vida dos brasileiros.

__

*Vice-presidente e secretário nacional de Política e de Relações Internacionais do PCdoB.