Biden em discurso ao Congresso dos EUA

“O relato sobre minha morte é um exagero”, glosou Mark Twain, em 1897, com humor. Isso serve para as avaliações do projeto econômico Biden. Não se subestime a importância de investimento público mobilizado pelo Estado – vai impactar todo o mundo. É o epitáfio de políticas econômicas que marcaram o consenso de Washington.

Por Walter Sorrentino*

É vetor de um novo consenso que vai sendo construído e se volta mais que tudo à estratégia de disputa dos EUA com a China. Daí a dizer que é o fim do neoliberalismo é uma bobagem sem par.

NL é o capitalismo realmente existente, regido pela financeirização das riquezas, o capital portador de juros como hegemonia na acumulação do capital, mediante monopólios e trustes que produz concentração de riqueza e o aumento da pobreza.

Tudo voltado para a recuperação da tendência declinante das taxas de lucro, elevando a exploração de todo trabalho humano. E para fortalecer a política agressiva imperialista aos povos e nações em busca de seu desenvolvimento soberano.

De todo modo, espera-se que a “Faria Lima” aprenda algo com André Lara Rezende em termos de políticas econômicas para um novo consenso das forças liberais conservadora, e saia do atoleiro do fiscalismo ultra liberal que promove o desmonte do Estado nacional e a ruína do país.

__

Walter Sorrentino* é vice-presidente nacional e secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

 

As opiniões aqui expostas não refletem necessariamente a opinião do Portal PCdoB