A Volkswagen vai abrir um programa de demissão voluntária (PDV) na planta de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O programa pretende atingir 450 trabalhadores, que, segundo a empresa, estão excedentes.

O motivo alegado pela multinacional é a redução da produção pela falta de semicondutores, com isso a empresa vai acabar definitivamente com o terceiro turno de trabalho.

No momento, a empresa já tem 1,9 mil funcionários em lay-off (contratos suspensos por até cinco meses).

A proposta da montadora já foi acordada com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e aceita pelos trabalhadores em assembleia realizada na terça-feira (14).

Para o presidente do sindicato, Wagner Santana, a crise dos semicondutores está afetando a indústria automobilística a nível mundial. “Os próximos meses serão extremamente críticos na Volks, tem parada na planta de Taubaté e aqui a produção diminuiu”. Segundo ele, os trabalhadores que permanecerem na empresa terão garantia de emprego até 2025, conforme previa o acordo anterior entre as partes.

Os funcionários das unidades da Volks em Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR) também terão férias coletivas em períodos mais longos que outras montadoras.