Líder vietnamita Ho Chi Minh discursa na Praça da Independência

Em 2 de setembro de 1945 o Vietnã proclamou sua independência. Foram muitos os fatores que permitiram àquela época essa conquista extraordinária do povo e dos líderes do movimento de libertação nacional do importante país do sudeste asiático.

Sem dúvida devemos destacar como um destes fatores a fundação, em 1930, do Partido Comunista da Indochina, liderado por Ho Chi Minh, reunindo as forças de combate mais organizadas da península indochinesa para liquidar com a opressão colonial francesa.

Naquele período os fundadores do PCI tiveram que mergulhar na clandestinidade para se proteger da violência reacionária inaudita da administração colonial, para então desenvolver sua estratégia para combater a dominação colonial francesa.

A Liga pela Independência do Vietnã (chamada de Vietminh) foi estruturada pelo PCI e se tornou capaz de manobrar diante da nova situação criada no mundo com a derrota das forças do Eixo – Alemanha, Itália e Japão – esmagadas pela aliança ocidental e eurasiana liderada pela então União Soviética. Com o fim da Grande Guerra, abriu-se a oportunidade para as forças nacionalistas e progressistas do Vietnã declarar a Independência, o que foi concretizado em 2 de setembro na cidade de Hanói, com a Declaração cuidadosamente escrita e  lida por Ho Chi MInh em uma grande manifestação popular na praça principal da cidade.

Um programa amplo de Governo foi proposto e aprovado por uma Assembleia Popular encarregada de escrever a primeira constituição do país, consagrando a abolição dos impostos franceses, o plano para industrializar o país e modernizar a agricultura, e a aprovação de uma legislação social e trabalhista (semana de 5 dias de trabalho, salário mínimo, etc.) e autonomia para as minorias étnicas. Desta forma foi possível angariar grande apoio popular para se poder enfrentar as forças de ocupação francesas ainda presentes na região. Um longo tempo foi necessário para liquidar completamente o exército colonial, finalmente derrotado na famosa batalha de Dien Bien Phu em 1954.

Nas palavras de Ho Chi Minh, “pela primeira vez na história, um pequeno país colonizado triunfava sobre uma grande potência colonialista. Esta gloriosa vitória não foi apenas a vitória de nosso povo, mas também a das forças da paz, da democracia e do socialismo no mundo inteiro”.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) saúda os 77 anos da Independência do Vietnã, hoje um país independente e próspero, que avança em todas as dimensões na construção de uma nação avançada social e economicamente!

Brasília, 2 de setembro de 2022