Nesta segunda-feira (9), tomou posse na Câmara Municipal de Porto Alegre a vereadora do PCdoB Vitória Cabreira, de 21 anos, da Juventude Pátria Livre (JPL), a mais jovem a ocupar uma cadeira nesta casa legislativa. A estudante substitui Daiana Santos (PCdoB), que está licenciada, e fará parte da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece).

Ao tomar posse, durante sessão feita de maneira híbrida, Vitória saudou a “todos que demonstraram estar ao lado dos estudantes, das mulheres e do povo porto-alegrense” e lembrou do ex-vereador Hélio Corbellini (PCdoB), falecido em julho. A vereadora empossada criticou os ataques ao meio passe estudantil, que considera como fundamental para que muitos jovens de baixa renda possam manter seus estudos. “Nossa cidade tem a terceira cesta básica mais cara do país e ostentamos a mais cara passagem de ônibus entre as capitais”, destacou.

Na sessão, Vitória também criticou o presidente Jair Bolsonaro, apontando que “a vida do povo foi utilizada como moeda de troca para propina” e que sob seu governo, o Brasil voltou ao mapa da fome. Vitória também falou a respeito do projeto “Sobre Nós”, do qual participa, uma rede de solidariedade que busca atender mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade para combater a pobreza menstrual.

“É um orgulho muito grande dividir a ‘mandata’ contigo, Vitória. Sucesso e conte sempre conosco!”, declarou a vereadora Daiana Santos, titular da vaga temporariamente assumida por Vitória.

A vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB) também repercutiu a posse pelas redes sociais: “É muito lindo ver a potência da nossa juventude. Sempre digo que os jovens tem um papel estratégico na retomada de um país justo e mais igual, e contar com jovens como a Vitória nessa luta é a certeza de que a luta vale a pena!”.

Manifesto

Já no dia de sua posse, foi lançado manifesto que pede apoio ao mandato da jovem comunista Vitória Cabreira. “Apresentamos a Porto Alegre um documento assinado por todos que acreditam que é possível construir uma nova política, que tenha a cara do povo, da juventude, dos estudantes e das mulheres e que lutam em defesa da vida, da educação e da democracia. Que vão às ruas, com os cuidados devidos, para denunciar a política entreguista, fascista, negacionista, genocida e corrupta que assombra o nosso país e que é liderada pelo presidente Jair Bolsonaro”, diz o texto.

O documento aponta ainda que “temos a convicção de que é possível construir uma Porto Alegre e um Brasil socialmente mais justos, democráticos, livres das mazelas do fascismo, do machismo, do racismo e da LGBTfobia. É nosso dever reencantar as pessoas com a política, fortalecer as instituições, combater o ódio, as mentiras e as fake news. Ocuparemos as ruas a cada ameaça de ataque aos direitos dos estudantes e do povo. Este manifesto é de todos e todas que lutam pelo bom, pelo justo e pelo melhor do mundo”.

Cliquei aqui para assinar o manifesto em apoio ao mandato de Vitória Cabreira

Por Priscila Lobregatte
Com informações da Câmara Municipal de Porto Alegre